scorecardresearch ghost pixel



Gasolina fica mais competitiva que o etanol em todo o país

A pesquisa foi feita pela ANP e mostrou a paridade entre a gasolina e o etanol em todos os estados brasileiros e no DF.



Um levantamento feito na semana passada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aponta que a gasolina ficou mais competitiva do que o etanol. O resultado foi o mesmo em todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Leia mais: Com ICMS zerado, combustível ficará mais barato em 2022?

Os dados são reunidos pelo AE-Taxas. Dessa forma, o levantamento usa como critério o fato de que o etanol de cana ou de milho precisa ter um preço limite de 70% do derivado de petróleo nos postos. Quando isso acontece, o etanol pode ser considerado mais vantajoso.

Gasolina e etanol

Nos postos pesquisados nos estados brasileiros pela ANP, o que se encontrou foi valores acima do preço limite de 70% para o etanol. Dessa forma, a gasolina se tornou mais competitiva. É que esse combustível rende mais e, no comparativo, foi mais vantajoso.

De acordo com o levantamento, na maior parte do Brasil o etanol está com paridade de 76,65% em relação à gasolina. Em todo o território nacional, apenas os estados de Mato Grosso e Goiás ficaram mais próximos da paridade de 70%. Sendo 71,63% e 72,67%, respectivamente.

Por outro lado, o estado de São Paulo apresentou uma diferença maior, de 77,57%. O destaque ficou para o Rio Grande do Sul. Por lá a paridade chegou a 100,41%. Quando isso acontece, o litro do etanol fica mais caro do que o preço cobrado pelo litro da gasolina.

Assim, ao longo da semana, Rio Grande do Sul foi o único estado brasileiro que apresentou esse cenário de etanol mais caro.




Voltar ao topo

Deixe um comentário