scorecardresearch ghost pixel



Gosta de comer ovo? Veja se você faz parte da lista de pessoas que devem evitar o alimento

Conheça quais os grupos de pessoas que devem ter atenção quando o assunto é ingerir o alimento. Veja os benefícios e os perigos.



É inegável que o ovo é um dos alimentos mais nutritivos que se tem conhecimento. Isso porque o ingrediente oferece grandes quantidades de minerais, vitaminas (pincipalmente aquelas do complexo B), além de ser uma excelente fonte de proteínas.

Leia mais: Cuidado com o açúcar: Conheça 3 frutas que aumentam muito a glicose

No entanto, o mantra de que “tudo em excesso faz mal” também se aplica para o ovo. Segundo o portal Meganoticias (em espanhol) existe alguns grupos de pessoas que não possuem condições de saúde ideais para consumir esse alimento com certa regularidade.

Pessoas que não podem consumir muito ovo

Podemos começar citando as pessoas com alergia ao ovo. Geralmente, essa característica é mais comum entre as crianças e costuma ser diagnosticada antes mesmo da adolescência.

Dentre as reações alérgicas mais comuns estão: diarreia, vômito, erupções cutâneas, inflamação ocular e congestão nasal. Porém, em casos mais graves, é possível ocorrer um choque anafilático, considerada a forma mais grave de reação de hipersensibilidade (alergia). Neste caso, é necessário atendimento médico urgente.

Quem também deve ficar longe do consumo excessivo do alimento são pessoas com colesterol alto. Neste caso, a ingestão do ovo é contraindicada para aqueles cujos níveis de gordura no sangue estão acima do normal. Portanto, é essencial ir ao médico para ele recomendar a melhor dieta para cada caso.

Por fim, quem também deve consumir pouca quantidade de ovo são pessoas com doenças cardiovasculares, causadas principalmente pelos altos níveis de “colesterol ruim” no organismo. Quem possui esse problema de saúde deve ficar atento ao consumo do alimento.




Voltar ao topo

Deixe um comentário