scorecardresearch ghost pixel



Cuidado: 5 alimentos que mais prejudicam o funcionamento dos rins

Alimentos ricos em fósforo, sódio e potássio são mais difíceis de serem eliminados pelo organismo, o que pode sobrecarregar o órgão.



Aqueles com problemas renais, ou seja, ligados aos rins, devem estabelecer uma dieta especial, evitando alimentos ricos em potássio, fósforo e sódio. Isso porque, segundo especialistas, os nutrientes são mais difíceis de serem eliminados pelo organismo, fator que pode acabar sobrecarregando o órgão.

Leia mais: Conheça os benefícios do chá de canela: use para prevenir doenças e emagrecer

Por isso, existe uma lista com 5 alimentos que mais afetam o funcionamento dos rins. Confira!

5 alimentos que mais prejudicam os rins

1. Tomate

Os tomates devem ser consumidos com atenção por quem possui problemas renais. O motivo está no seu alto teor de potássio. Para se ter uma ideia, em uma xícara de molho de tomate é possível encontrar mais de 900 miligramas da substância.

2. Laranja

Pessoas com problemas renais devem consumir com cautela frutas com vitamina C. Uma delas é a laranja, que contém muito potássio. Enquanto uma única fruta possui 333 miligramas, um copo de suco possui 473 miligramas do nutriente.

3. Bebida à base de cola

Refrigerantes escuros devem ser evitados por quem possui problemas nos rins. Isso porque as substâncias contêm um alto teor de fósforo, responsável por dar a cor à bebida.

4. Batata

Os vegetais são ricos em potássio, fator que pode comprometer o bom funcionamento dos rins. Em uma batata média, por exemplo, há cerca de 600 miligramas do nutriente. Para reduzir em até 50% a concentração da substância, corte as batatas em pedaços pequenos e cozinhe-as por 10 minutos antes de prepará-las de outras formas.

5. Arroz e pão integral

Os grãos integrais fornecem uma variedade ampla de vitaminas, fibras e minerais, no caso de pessoas saudáveis. No entanto, tais propriedades nutritivas podem agravar o quadro de quem possui alguma doença renal, tendo em vista que os alimentos carregam níveis elevados de potássio e fósforo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário