scorecardresearch ghost pixel



Governo planeja novidade para facilitar abertura de empresas online

Quem quer abrir uma empresa pode contar com uma nova ferramenta, que é o Balcão Único, que reúne vários documentos e torna o processo mais rápido.



O Brasil abriu mais de 1,4 milhão de empresas entre maio e agosto de 2021. Os dados são do Boletim do Mapa de Empresas, feito pelo Ministério da Economia. O número representa um marco histórico e comprova um cenário de novos empreendedores no Brasil. Mas, você sabe como abrir uma empresa?

Leia mais: Empresas oferecem mais de 400 vagas de emprego na área de tecnologia

A ferramenta leva o nome de Balcão Único. Ela reúne várias informações e facilita a abertura de empresas de maneira mais rápida e menos burocrática.

Abrir empresa

O Balcão Único nada mais é que um formulário que reúne vários procedimentos que levariam mais tempo para serem feitos. Ou seja, integra o Registro, Inscrição Municipal e até o Licenciamento, tudo em um só documento.

Além disso, de acordo com o governo federal, as validações são automáticas. Para ter acesso à ferramenta é preciso entrar no site do governo federal, que é o gov.br.

Lá é só fazer o login e selecionar o Balcão Único. De forma automática e online, o sistema gera toda a documentação necessária para os primeiros passos para quem quer abrir uma empresa.

Assim, a inscrição é gerada rapidamente. Assim como o licenciamento, que é feito logo em seguida. Hoje no Brasil, o serviço está disponível nos estados da Bahia, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul e também no Distrito Federal.

A previsão é de que até o final deste mês de janeiro os demais estados brasileiros também passem a oferecer a ferramenta para quem quiser abrir uma empresa.

Todo o processo dura, no máximo, dois dias. Assim que é feita a entrega de toda a documentação, o próprio Balcão Único libera o número do CNPJ.

A ideia do governo federal com a nova ferramenta é incentivar a formalização das empresas e agilizar o processo, com menos burocracia para quem quer abrir o próprio negócio.




Voltar ao topo

Deixe um comentário