O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) está com mais de 200 mil vagas para recenseadores que vão trabalhar nas pesquisas do instituto. Para se candidatar é preciso ter o ensino fundamental completo. Para quem está em busca de uma oportunidade, tem vaga para vários estados brasileiros.
Leia mais: Multa de 40% do FGTS e seguro-desemprego podem acabar após minirreforma
Entre os trabalhos dos agentes recenseadores está o tradicional Censo do IBGE, que faz um levantamento das informações geográficas e estatísticas dos brasileiros. Ou seja, é o Censo Demográfico Brasileiro extremamente importante para o conhecimento do território nacional.
Vagas no IBGE
Os recenseadores do IBGE fazem o trabalho de visita em mais de 78 milhões de casas dos brasileiros. Dessa forma, os candidatos que forem selecionados para trabalhar no IBGE vão ter salários de até R$ 2.100.
O Censo 2022 é feito a cada 10 anos. De acordo com o IBGE, os selecionados vão ter que seguir todos os protocolos de segurança da Covid-19. Ou seja, é uma forma de garantir a segurança tanto dos recenseadores quanto também dos entrevistados durante as pesquisas.
Por isso, o trabalho do Censo 2022 é essencial para traçar o perfil do Brasil e as contratações já começaram. Até 21 de janeiro o IBGE pretende contratar 266 mil profissionais para diferentes cargos. Sendo a maior parte, 183 mil, para os cargos de recenseadores.
Os contratos são no formato temporária, com duração de três meses. Mas, segundo o IBGE, pode ter renovação adicional de mais um mês após esse período. Assim, os candidatos podem conferir todos os detalhes do edital, as vagas e salários no site do IBGE.
O questionário do Censo de 2022 vai ter um total de 26 perguntas. Nas visitas domiciliares, 92% da população deve responder o questionário mais básico. Enquanto que apenas 8% devem receber o questionário mais extenso, que conta com um total de 77 perguntas.