Novos extratos de pagamento já começaram a ser liberados aos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O calendário de pagamentos de aposentadorias e pensões terá início no próximo dia 25 de janeiro, neste caso para aqueles que recebem um salário mínimo.
Leia mais: INSS: passo a passo para consultar o extrato pelo aplicativo da Caixa
Nem todos os beneficiários terão acesso aos valores de imediato, pois a folha de pagamentos do mês janeiro ainda está em processamento. O INSS informou que o detalhamento dos benefícios vai sendo liberados gradativamente no sistema, conforme o pagamento é processado.
A consulta ao valor dos benefícios com o novo reajuste é feita no portal Meu INSS, sendo necessário inserir CPF e senha de verificação. Basta ter esses dados em mãos para saber os valores referentes às competências de janeiro de 2022 do INSS.
Com o extrato em mãos, o segurado da autarquia também consegue visualizar os descontos do Imposto de Renda, no caso de quem não é isento, e também de parcelas referentes a empréstimos consignados, caso existam.
Como consultar o extrato de pagamentos do INSS
- Acesse o site Meu INSS ou o aplicativo Meu INSS no celular.
- Feito isso, digite o número do CPF e a senha.
- Caso seja a primeira vez, será necessário se cadastrar.
- Ao fazer o login, na tela inicial, clique no ícone em que aparece um olho. É por ele que o sistema informará o número de benefício, a competência, o valor e a data de pagamento.
- Caso já esteja disponível a competência de janeiro de 2022, o novo extrato também estará disponível e o sistema mostrará o valor do novo benefício reajustado.
- Para ver com mais detalhes, clique em “Detalhar”.
- Escolha o benefício que está ativo e, na próxima tela, vá na aba “Extrato de Pagamento”.
- Toque sobre a competência 01/2022, onde será possível ver o valor a ser recebido e a data de pagamento.
Receberão o reajuste anual, 23.463.947 que ganham atualmente o salário mínimo e 12.110.325 que recebem acima do piso nacional. O total de beneficiários chega a 36 milhões, segundo o INSS.