A primeira rodada de pagamento do Auxílio Gás dos Brasileiros começou na última segunda-feira, 27, com repasses no valor de R$ 52 por beneficiário. O programa criado pelo governo federal tem como objetivo ajudar famílias de baixa renda na compra do botijão de gás de cozinha.
Leia mais: PIS/Pasep: como fazer o cálculo e como saber se receberá o benefício em 2022
Essa primeira liberação será exclusiva para pessoas que vivem em um dos municípios da Bahia e de Minas Gerais atingidos pelos temporais. O governo estima que mais de 100 mil famílias vivem em cidades que decretaram estado de calamidade pública serão contempladas.
O auxílio-gás será pago bimestralmente e terá como base a média de preço de um botijão de 13 kg, de acordo com levantamento periódico da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
E os demais brasileiros?
Quem não vive nos locais atingidos pelas fortes chuvas deve começar a receber o benefício a partir do dia 18 de janeiro. O cronograma possivelmente será o mesmo do Auxílio Brasil, com liberação dos valores nos 10 últimos dias úteis do mês.
Se isso se confirmar, os beneficiários receberão o auxílio-gás de acordo com o final do seu Número de Identificação Social (NIS). Confira as possíveis datas:
- NIS final 1: dia 18 de janeiro;
- NIS final 2: dia 19 de janeiro;
- NIS final 3: dia 20 de janeiro;
- NIS final 4: dia 21 de janeiro;
- NIS final 5: dia 22 de janeiro;
- NIS final 6: dia 23 de janeiro;
- NIS final 7: dia 24 de janeiro;
- NIS final 8: dia 25 de janeiro;
- NIS final 9: dia 26 de janeiro;
- NIS final 10: dia 27 de janeiro.
Para ter acesso ao benefício, é necessário estar inscrito no CadÚnico, ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa ou ter em sua família alguém que recebe 0 Benefício de Prestação Continuada (BPC).