scorecardresearch ghost pixel



Vale-gás terá três pagamentos consecutivos; Saiba como vai funcionar

Objetivo do programa é repassar pelo menos 50% do preço médio de revenda do gás de cozinha aos mais necessitados a cada dois meses.



Os pagamentos do vale-gás nacional começaram nesta segunda-feira, 27. O governo federal liberou os recursos para mais de 100 mil famílias elegíveis que vivem em municípios afetados pelas chuvas na Bahia e em Minas Gerais. A ideia é ajudar as pessoas a comprarem um botijão de gás de 13 kg.

Leia mais: Já conhece o novo salário mínimo de 2022? Descubra agora o valor

No geral, o programa prevê beneficiar cerca de 5,5 milhões de famílias brasileiras.  De acordo com o texto do projeto, o objetivo é repassar pelo menos 50% do preço médio de revenda do gás de cozinha aos mais necessitados a cada dois meses.

Vale-gás em janeiro para os demais beneficiários

Neste primeiro momento, o vale-gás está sendo pago apenas para quem reside nas regiões afetadas pelas enchentes e fortes chuvas. Os demais assistidos pelo programa só irão receber a ajuda a partir do dia 18 de janeiro, junto com o início do calendário do Auxílio Brasil 2022.

Sendo assim, a previsão é de que o governo realize três repasses do programa de forma sequencial, sem seguir necessariamente, pelo menos a princípio, a regra do intervalo de dois meses. Isso porque serão feitos depósitos em dezembro, janeiro e fevereiro – no caso de quem já recebeu os recursos do programa desde agora.

A expectativa é de que o governo regularize os pagamentos e resolva todos os impasses logo no começo do próximo ano. Veja a seguir na prática como acontecerão as liberações!

Pagamentos consecutivos do vale-gás nacional

Sem seguir a regra dos pagamentos a cada dois meses, o governo federa prevê  liberar o benefício da seguinte forma:

  • Dezembro/2021: 108 mil beneficiários;
  • Janeiro/2022: 5,4 milhões beneficiários;
  • Fevereiro/2022: 5,5 milhões beneficiários;
  • Março/2022: sem pagamentos;
  • Abril/2022: com pagamentos, mas número de usuários desconhecido.

Lembrando que não foi liberado nenhum tipo de inscrição para ter acesso direto ao vale-gás. Segundo informações oficiais, é necessário se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico) para tentar uma vaga. É por esse banco de dados que o governo federal irá selecionar os elegíveis aos novo programa.




Voltar ao topo

Deixe um comentário