scorecardresearch ghost pixel



Novo salário mínimo de R$ 1.212: A partir de quando trabalhadores começam a receber?

O ano novo aumenta a expectativa de quando vai ser feito o reajuste dos salário dos trabalhadores. A previsão pode ser demorada. Entenda.



O novo salário mínimo de R$ 1.212 começou a valer com o início de 2022. Agora o que os trabalhadores querem saber é a partir de quando que o reajuste começará a ser pago conforme o novo valor do definido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Leia mais: MEI: teto de faturamento deve subir neste ano; descubra novo valor

O novo salário mínimo teve uma alta de 10,18%. O cálculo leva em conta a inflação acumulada ao longo do ano de 2021. Por isso, o reajuste em nada deve mudar no poder de compra dos trabalhadores brasileiros.

Reajuste de salário

Apesar de os brasileiros já não esperarem grandes mudanças no poder de compra com o novo salário mínimo de 2022, o que todo mundo quer saber é quando começam a ser pagos os salários reajustados.

Assim, desde o dia 1º de janeiro os novos valores já estão valendo. Ou seja, já devem vir com o reajuste nos primeiros pagamentos do ano. Tem direito ao reajuste com base no salário mínimo todos os trabalhadores de carteira assinada.

Dessa forma, o valor do novo salário mínimo também altera o pagamento de vários benefícios, como aos aposentados, pensionistas e demais segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Apesar disso, muitos profissionais também esperam pelos reajustes feitos pelas categorias, por meio dos sindicatos. Já nesses casos, não existe uma data definida. O que se sabem é que esses reajustes tendem a acontecer nos primeiros meses de cada ano.

Por isso, os sindicatos das categorias precisam avaliar a cada início de ano os interesses dos trabalhadores, assim como das empresas, para chegar a valores justos.

Depois de feito o acordo, é definido o valor e o salário sofre alterações. Por isso, cada trabalhador precisa cobrar e acompanhar as discussões de cada categoria. Em casos mais demorados, as definições podem se arrastar até o mês de junho.




Voltar ao topo

Deixe um comentário