Se você gosta de cultivar plantas em casa, certamente já deve ter lido muitas dicas sobre os cuidados necessários. O que não faltam são receitas de adubos e sugestões de plantas para ter em seu lar. Porém, mais do que saber o que é preciso fazer, entender as ações erradas pode ajudar demais a manter seus vegetais vivos.
Veja também: Como usar água oxigenada para deixar seu jardim muito mais bonito
Pensando nisso, separamos algumas advertências que farão toda a diferença no seu jardim ou nas plantas internas da casa. Além disso, tratam-se de atitudes equivocadas que a maioria das pessoas realizam. Então, fique ligado para não dar mancada e cometer estes erros.
3 erros comuns que todo mundo comete na hora de cultivar plantas:
1 – Cuidado com a rega
A primeira advertência está relacionada aos horários de regas. Sempre prefira regar no início da manhã e no finalzinho da tarde. É preciso que o sol não esteja tão forte para evaporar a água, ou “cozinhar” as plantas. Além disso, a rega deve ser feita nas raízes (solo), não nas flores e folhas.
Por fim, saiba o quanto de água suas plantas precisam. Existem espécies que precisam ser regadas todos os dias, já outras morreriam se isso fosse feito.
2 – Adubação
Você pode fazer adubos em casa, utilizando restos de alimentos e outros itens. Contudo, também há a opções de comprar a terra já fertilizada. Após preparar o solo ou o vaso não se esqueça de acrescentar mais adubo com o passar do tempo. A cada três meses, o ideal é colocar mais nutrientes para sua planta.
3 – Luz solar
De um modo geral, a maioria das plantas se dá bem com luz solar “filtrada”. Basta colocar as plantas sob a proteção de uma tela ou sombrite para que o sol não incida diretamente. Porém, é necessário entender que tipo de ambiente suas plantas preferem.
Algumas espécies só se desenvolvem na sombra, enquanto outras precisam de muita luz natural. A iluminação é um dos principais fatores que devem ser4 levados em conta.