scorecardresearch ghost pixel



Por que gatos ficam nos encarando? Entenda o que significa esse gesto felino

Entenda o que significa quando o gato mantém o olhar fixo para a parede ou para você. Aliás, os olhos dos felinos realmente possuem um poder de comunicação incrível.



Uma das características únicas dos gatos está no olhar. O tom dos olhos pode mudar drasticamente além da maneira como eles encaram os tutores. A íris e a pupila dos felinos parecem estar dialogando com as pessoas que os encaram. Não é à toa que existem diversas lendas e crenças populares sobre o olhar dos gatos.

Veja também: O que significa quando o gato pula no dono e começa afofar seu colo?

Por conta do olhar fixo em locais inusitados, algumas pessoas acham que esses animais se conectam com o além-vida. Mais do que isso, existem aqueles que creem em poderes sobrenaturais dos felinos a partir dos olhos. Contudo, existem explicações para a maneira com a qual os gatos mantêm o olhar.

Gatos podem te encarar caso queiram sua atenção

Um dos motivos comuns que fazem os gatos fixarem o olhar em você é exatamente para chamarem sua atenção. Eles podem manter o olhar fixo quando querem uma brincadeira ou um petisco para sair do tédio.

Comece a reparar nos sinais que o gatinho lhe oferece em algumas circunstâncias. Geralmente, o olhar fixo precede algumas outras ações do bichano. Com o tempo, o entendimento fica quase automático.

Gato surpreso ou cheio de curiosidade também fixa o olhar

Os gatos são animais bastante curiosos e se surpreendem com certa facilidade. Sons são os campeões de entretenimento dos felinos. Basta fazer um barulho diferente para que o gato arregale os olhos e comece a te encarar sem ao menos piscar.

Se eles fixam o olhar em algum lugar inusitado, pode ser que haja um inseto naquele local. Também pode ser que escutem um barulho vindo daquela direção.

Ameaças colocam os gatos em alerta

Olhares fixos podem significar ameaças para os animais. Caso você olhe diretamente, sem piscar, para seu gato, ele pode te interpretar mal. Há casos em que os felinos resolvem até revidar uma possível ameaça dos donos.

Na dúvida, desvie o olhar ou, pelo menos, pisque os olhos calmamente. Assim os pets entenderam que você está apenas admirando eles.




Voltar ao topo

Deixe um comentário