O trabalhador brasileiro tem uma nova opção de crédito para aliviar o bolso na hora do aperto. A Caixa Econômica Federal está autorizando a antecipação de até três anos de saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para quem optou pela modalidade saque-aniversário.
Leia mais: Posso receber o vale-gás sem fazer parte do Auxílio Brasil?
A solicitação do empréstimo pode ser feita direto pelo aplicativo Caixa Tem, sem burocracia ou complicação. O banco dispensa análise de crédito, o que significa que mesmo que está negativado pode contratar.
Até então, o valor mínimo para antecipação do FGTS na Caixa era de R$ 2 mil. Mas a instituição adotou novas regras, e agora é possível antecipar a partir de R$ 500.
As taxas de juros do empréstimo variam de acordo com o número de parcelas antecipadas, mas partem de 1,49% ao mês. O pagamento é feito com o próprio saldo do saque-aniversário do solicitante, que é liberado anualmente sempre no mês de seu aniversário.
Saque-aniversário
Essa modalidade de resgate do FGTS é uma alternativa ao saque-rescisão, liberado quando o trabalhador formal é demitido sem justa causa. Ao fazer a migração, o cidadão perde o direito a sacar o saldo total do fundo em caso de dispensa, mas mantém a multa de 40% paga pelo empregador.
Para que a mudança de modalidade tenha validade no mesmo ano, é necessário realizar a migração até o último dia do seu mês de aniversário. Passado esse prazo, só será possível sacar parte do FGTS no ano seguinte.