scorecardresearch ghost pixel



Precisando de dinheiro? Veja como antecipar o seu FGTS em 2024

Apesar das propostas de mudança do governo federal, modalidade continua com as mesmas regras do ano passado.



O ano começou com a cobrança de impostos, mensalidades e assinaturas, e muita gente já está com as finanças apertadas em meio a tantas contas. A opção para muitos é antecipar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), essa espécie de poupança do trabalhador.

Leia mais: Não reconhece uma dívida no Serasa? Ações imediatas para resolver o problema

Anteriormente, o saque dos recursos só era permitido apenas em caso de demissão sem justa causa, mas hoje existe uma alternativa ao saque-rescisão. A opção, o saque-aniversário, autoriza a retirada de uma porcentagem do saldo do fundo todos os anos, no mês de aniversário do trabalhador.

A modalidade está ativa desde 2020, e pouco tempo depois surgiu a possibilidade de antecipação das parcelas. A Caixa Econômica Federal é um dos bancos que oferecem o produto, que funciona como uma espécie de empréstimo.

Antecipação do FGTS

O trabalhador optante do saque-aniversário pode solicitar o adiantamento de várias parcelas anuais, a depender da oferta do banco. A taxa de juros não costuma ser muito alta, uma vez que o pagamento da dívida é garantido pelo próprio saldo do FGTS.

A desvantagem é que quem escolhe esse sistema fica impedido de resgatar os recursos da conta vinculada quando é dispensado sem justa causa, restando apenas a multa rescisória. O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estuda uma mudança nas regras para evitar esse problema, mas ela ainda não foi confirmada.

Seja como for, a antecipação do FGTS continua disponível em diversos bancos do país e algumas instituições oferecem a chance de adiantar até 10 parcelas. Essa pode ser uma boa saída para quem tem dívidas com juros maiores e quer se organizar financeiramente.

Como contratar

O cliente pode antecipar os recursos pelo aplicativo Caixa Tem após aderir ao saque-aniversário pelo aplicativo do FGTS. Para autorizar a consulta de sua conta, é necessário clicar na seção “Autorizar Bancos”, opção “Empréstimo Saque Aniversário” e selecionar a Caixa.

Após concluir o processo de autorização no app FGTS, é só acessar o Caixa Tem e clicar em “Empréstimo Saque Aniversário” para fazer uma simulação. Se as condições estiverem de acordo com o que o usuário procura, basta selecionar “Contratar”.

Para os trabalhadores que precisam de mais orientações ou não possuem acesso à internet, a antecipação também pode ser feita em uma das agências da Caixa ou de outro banco de sua preferência.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário