Preocupados com a saúde de seus pets, muitos cuidadores se questionam sobre qual seria a melhor dieta para eles. Afinal, assim como nos humanos, será que produtos industrializados não podem fazer mal?
Veja também: Como desencardir a toalha de banho de um jeito caseiro e fácil
Não seria melhor investir em alimentos naturais, até mesmo preparados em casa? Além disso, no mercado, encontram-se diversas opções de rações secas e úmidas. Para esclarecer esse assunto, separamos algumas informações úteis.
Como escolher a melhor ração e dieta para meu pet?
A primeira coisa que deve ser feita é analisar a raça, o porte e o tipo do animal que vai ser alimentado. Além disso, também é preciso saber se o pet é filhote, adulto ou idoso. Cada fase da vida exige um cuidado diferente e uma alimentação específica.
Rações de animais adultos oferecidas a filhotes podem gerar consequências desagradáveis ao longo dos anos. A alimentação inadequada prejudica o desenvolvimento e ainda tem potencial de causar prejuízos à estrutura óssea e muscular. Portanto, sempre opte por opções adequadas ao seu animal de estimação.
Da mesma maneira, não deixe que cães comam a ração dos gatos ou que os gatos comam as dos cães. Os componentes de cada alimento são diferentes e foram pensados para cada espécie. Assim, alguns cães podem até ter problemas cardíacos de acordo com a a ração do felino que comerem.
Rações e produtos industrializados ou naturais?
No geral, opte por marcas de qualidade e rações que sejam feitas de componentes naturais. Não é uma boa ideia oferecer alimentos in natura para os pets, pois as rações estão balanceadas de modo adequado. Apesar dos produtos mais ricos em conteúdo natural serem mais caros, vale a pena investir, já que tendem a durar mais que os outros.
Rações secas ou úmidas?
As rações secas são sempre a melhor opção, pois são mais baratas e duram mais. As úmidas, conhecidas como sachês, têm a vantagem de hidratar melhor o animal, mas podem ter mais gordura do que o indicado. Elas costumam ser bem mais caras e rendem bem menos. Porém, é sempre bom variar um pouco a dieta, então ofereça diariamente a ração seca e dê um pouco da úmida como aperitivo. Não precisa ser todos os dias.