O 13º salário é como se fosse um salário extra que os trabalhadores recebem nos últimos meses do ano. Algumas empresas pagam a primeira parcela na metade no mês de novembro e a segunda parcela em dezembro, já outras optam por fazer esse pagamento no mês que o trabalhador faz aniversário.
Veja ainda: INSS: veja como ficam os consignados em 2022
Em função da pandemia da covid-19, os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberam seu 13º salário antecipadamente em 2020 entre os meses de abril e junho e em 2021 entre maio e junho.
A primeira parcela do benefício no ano de 2022 deve ser paga junto ao benefício do mês de agosto, e a segunda parcela, no mês de novembro, conforme o decreto 10.410/20 publicado pelo Governo Federal ainda em 2020.
O decreto estabelece ainda que o 13º salário do INSS seja pago aos beneficiários que recebem a aposentadoria, salário-maternidade, o auxílio-doença, auxílio-acidente, pensão por morte e auxílio-reclusão. É importante destacar que as parcelas extras correspondem a até 50% do valor do abono.
Em 2020 o pagamento da primeira parcela deve acontecer nos primeiros dias do mês de agosto até os primeiros dias de setembro. As datas referentes ao pagamento do benefício podem variar de acordo com o valor e o número final localizado no cartão do beneficiário.
Na segunda parcela, será descontado o valor antecipado do abono feito no primeiro pagamento. A segunda cota poderá ser repassada aos beneficiários nos cinco últimos dias úteis de novembro e cinco primeiros dias úteis de dezembro, também, a depender do valor e do número final do benefício.