scorecardresearch ghost pixel



Receita libera consulta do lote residual do Imposto de Renda; veja se você recebe

A Receita Federal liberou mais uma consulta da restituição do lote residual do Imposto de Renda. Veja se você tem dinheiro a receber.



O novo lote de restituição deve pagar quase R$ 282 milhões para 240.744 contribuintes brasileiros. A consulta foi liberada nesta segunda, 24. Para quem tem direito, os valores serão depositados no dia 31 de janeiro.

Leia mais: IPTU: o inquilino é obrigado a pagar o imposto? Entenda como funciona

O lote residual é referente à restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física de 2021. Além disso, de acordo com a Receita Federal, esse lote também considera as restituições de anos anteriores.

Lote residual IR

Antes de tudo, os contribuintes precisam acessar o site da Receita Federal para saber o valor da restituição. No site é só acessar a aba “Meu Imposto de Renda”. Lá o contribuinte precisa clicar em seguida na opção “Consultar a Restituição” e conferir os valores.

Outra opção é conferir as informações diretamente pelo aplicativo da Receita. Por meio das duas plataformas os contribuintes conseguem conferir a consulta simplificada e também a completa. E saber, assim, como está a situação da declaração do Imposto de Renda.

Caso tenha alguma pendência, essa é mais uma oportunidade de os contribuintes fazerem a retificação da declaração com a correção das informações.

Dessa forma, a restituição do IR é feita na conta que foi indicada pelo contribuinte na hora de fazer a declaração. Se alguma informação da conta estiver errada, o contribuinte tem o prazo de 1 ano para fazer o resgate dos valores em qualquer agência do Banco do Brasil.

Para reagendar o pagamento do crédito os contribuintes podem procurar alguma agência do Banco ou também pelo site do Banco do Brasil. Ainda, por telefone, na central de relacionamento pelo 4004-0001 para quem mora em capitais, ou no 0800-729-0001 para quem vive em outras cidades.

Para quem tem deficiência auditiva, o telefone para contato é o 0800-729-0088. O pagamento da restituição segue um critério de prioridade, que é para idosos com mais de 80 anos, seguidos por aqueles que têm entre 60 e 79. Além de pessoas com algum tipo de deficiência.




Voltar ao topo

Deixe um comentário