Os depósitos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) dos trabalhadores ficam reunidos em contas vinculadas, formando um saldo em seu nome. Esse saldo funciona como uma espécie de poupança, que pode ser resgatada quando há demissão sem justa causa ou em outros casos previstos por lei.
Leia mais: CNH: confira o que muda em 2022 para os motoristas e motociclistas
Se você precisa consultar o extrato para acompanhar as movimentações do seu FGTS, existem algumas maneiras de fazer isso sem precisar sair de casa. Veja como funciona.
Aplicativo FGTS
A maneira mais fácil de ter acesso a todas as informações é baixar o aplicativo FGTS Trabalhador. Nele é possível consultar os depósitos, atualizar endereço e até localizar os pontos de atendimento mais próximos. Tudo isso direto no celular, com apenas alguns cliques.
Site da Caixa
Quem preferir ter acesso ao extrato pelo site da Caixa só precisa informar seu CPF, NIS ou e-mail, além da senha cadastrada. O serviço detalha todos os lançamentos na conta feitos nos úteis seis meses, incluindo os dados do empregador, do empregado e a data da última atualização.
No portal também é possível obter o extrato completo do FGTS, que exibe, além das informações mais atuais, todas as contas antigas vinculadas ao número de inscrição PIS/Pasep informado.
SMS
A Caixa Econômica Federal disponibiliza um serviço gratuito de envio de mensagens via SMS para manter o trabalhador atualizado sobre os depósitos no fundo e também sobre seu saldo. O cadastro deve ser feito pelo aplicativo FGTS, site da Caixa ou sala de autoatendimento Caixa.
Ao optar por esse serviço, o cliente abre mão de receber o extrato bimestral físico em casa e ajuda na redução do consumo de papel.
Lucro do FGTS
Por fim, é importante destacar que o governo distribui anualmente o lucro do FGTS apurado no ano anterior. Cada trabalhador recebe uma quantia diferente, de acordo com o montante que possuía na conta na data estabelecida. A quantia é incorporada ao saldo do fundo e só pode ser resgatada nos casos previstos por lei.