É difícil resistir ao olhar do pet analisando você comer um monte de coisa gostosa. Por isso, muitos tutores compartilham os alimentos “humanos” com os animais. Contudo, essa prática pode trazer diversos prejuízos para o companheiro de quatro patas.
Veja também: Mantenha seu cachorro cheiroso por mais tempo com essas dicas
Descubra quais alimentos seu cão ou gato jamais devem comer
Alho e cebola
O dissulfeto de n-propil presente na cebola e no alho são prejudiciais para os animais de estimação. Evite oferecer alimentos temperados com esses dois ingredientes.
Chocolate
Derivado do cacau, o chocolate possui teobromina. Esta substância é altamente tóxica para cães e gatos, por exemplo. O consumo excessivo dela pode levar a problemas de saúde graves.
Ossos de aves
Nunca dê ossos de frango cozido ou assado para seu animal de estimação roer. Esses ossos, quando passam pelo processo de aquecimento, perdem o colágeno e se tornam mais rígidos. Porém, eles também ficam quebradiços e podem perfurar o intestino do animal.
Alimentos crus
Oferecer alimentos crus para cães e gatos pode expor os animais a riscos de saúde. Bactérias e outros microrganismos podem estar presentes na comida e causar graves doenças e intoxicações.
Comida gordurosa ou frituras
Alimentos gordurosos como pizza, pastel e frituras já não fazem bem aos humanos, imagine para os pets então. Essas comidas sobrecarregam o fígado e outros órgãos dos bichinhos e podem trazer diversos problemas de saúde.
Alimentos muito salgados
Os alimentos com alto teor de sódio costumam causar vários problemas intestinais nos pets. Além disso, eles também sobrecarregam o sistema cardiovascular.
Laticínios
Não dê leite ou derivados aos seus animais. Essa substância é irritante para o intestino e pode até provocar lesões com o passar do tempo.
Massa crua
Se estiver fazendo um pão ou a massa de uma pizza, nada de oferecer uma parte crua dela ao animal. A massa ainda não assada continua fermentando dentro do organismo do animal. Ele vai sofrer com gases e pode apresentar obstrução intestinal ou até diverticulite.
Batata e tomate não pode
Os tomates possuem glicoalcalóides e a batata solanina. Esses dois elementos são tóxicos para cães e gatos e podem gerar distúrbios no sistema nervoso central. Jamais ofereça batata ou tomate ao seu pet.