scorecardresearch ghost pixel



Cuidado! Este grupo de pessoas deve EVITAR consumir melancia

Apesar de ser fonte de fibras e vitaminas, fruta pode ser prejudicial à saúde de algumas pessoas quando consumida em grande quantidade.



A melancia é um ótimo alimento para ser consumidor no verão. Refrescante, a fruta adocicada possui um alto teor de água, receita ideal tanto para crianças como adultos. Além de carregar uma quantidade de fibras, a fruta também é rica em vitamina A, C, B1 e B6, bem como dos seguintes minerais: cálcio, magnésio, potássio e ferro.

Mesmo com tantos benefícios, é preciso ter atenção com os excessos na hora de consumir o alimento. De acordo com o portal Meganoticias, da Espanha, a melancia pode ser de difícil ingestão para algumas pessoas, principalmente por aquelas que sofrem com a síndrome do intestino irritável.

Quando a melancia pode fazer mal?

Existem situações em que a fruta pode não ser ideal para a saúde. O motivo é que o alimento faz parte do grupo de FODMAP (Fermentable Oligosaccharides, Disaccharides, Monosaccharides and Polyols, do inglês). Na prática, o consumo em excesso da fruta provoca dores de estômago, diarreia, inchaço e inflação aos mais sensíveis à substância.

Outro grupo que também deve evitar o consumo exagerado de melancia são pessoas com diabetes. Isso porque o alimento conta com um alto teor glicêmico, capaz de aumentar consideravelmente os níveis de açúcar no sangue.

Para se ter uma ideia, em apenas 608 gramas da fruta (algo em torno de 4 xícaras) estão presentes 36% de frutose, índice considerado alto para quem sofre com níveis de glicose elevados no organismo.

Quais os benfícios da melancia

A melancia, também conhecida como melão-de-água, é rica em nutrientes e possui vários benefícios para a saúde. Alguns deles são:

  • Contém altas quantidades de água e fibras, o que ajuda a manter uma digestão saudável e controlar a fome.
  • É baixa em calorias e rica em antioxidantes, o que pode ajudar a prevenir doenças do coração e câncer.
  • Contém vitamina C, um nutriente essencial para fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças infecciosas.
  • Contém vitamina A, importante para saúde ocular e pele.
  • Contém citrulina, um aminoácido que pode ajudar a reduzir a pressão arterial e melhorar a função endotelial.
  • É uma boa fonte de potássio, que ajuda a controlar o equilíbrio de líquidos no corpo e regular a atividade muscular e nervosa.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário