scorecardresearch ghost pixel



Tá errado: Não coloque estes 17 alimentos na geladeira ou eles irão estragar

Determinados tipos de alimentos, quando colocadas em temperaturas mais baixas, acabam perdendo qualidade, textura, sabor e nutrientes.



Nem tudo que consumimos no dia a dia deve parar na geladeira. O eletrodoméstico, conhecido por ser um excelente armazenador de comida, pode causar o efeito contrário e acelerar o processo de deterioração de certos alimentos.

Leia mais: 5 alimentos muito consumidos que fazem o cabelo cair

Por isso, a ideia de que guardar alimentos na geladeira ajuda a conservá-los por mais tempo pode ser inadequada. Isso acontece porque determinados tipos de comidas, quando colocadas em temperaturas mais baixas, acabam perdendo qualidade. Já outras perdem até mesmo o sabor, murcham ou não amadurecem corretamente.

Para eliminar de vez o desperdício, confira a seguir uma lista com 17 alimentos que não devem ir para a geladeira.

17 alimentos que você deve manter longe de geladeira

Mel: guardar o mel na geladeira pode fazê-lo cristalizar e ficar muito espesso, sendo impossível de consumir.

Pó de café: a geladeira é inimiga do café, fazendo com que ele perca o sabor e ainda absorva os odores de outros alimentos que estejam armazenados por perto.

Cebolas: armazenar o alimento na geladeira faz com que ele apodreça muito mais rápido em razão da umidade. Mantê-lo em um ambiente fresco, seco e escuro (de preferência pendurado) é o mais recomendado.

Azeite de Oliva: colocá-lo na geladeira altera o sabor, textura e cor. Em muitos casos, o ingrediente acaba virando uma espécie de manteiga.

Manjericão: ao colocar o manjericão na geladeira você faz com que ele murche mais rapidamente. Sem contar que ele também pode absorver os odores de outros alimentos próximos.

Tomates: o alimento perde todo o sabor quando colocado na geladeira. Além disso, a textura também pode mudar quando em baixas temperaturas. O ideal é deixá-lo em um recipiente na bancada da cozinha.

Batatas: quem guarda batatas na geladeira está acelerando o processo de transformação do amido em açúcar, retirando todo seu sabor. O alimento deve ser armazenado em local fresco, com pouca luz, ventilado e longe de sacos plásticos.

Pão: o alimento deve ser mantido fora da geladeira, pois pode ficar seco e sem sabor com o passar do tempo. O ideal é consumi-lo de imediato ou colocá-lo no congelador.

Enlatados: depois de aberto, o alimento enlatado não deve ser armazenado na geladeira dentro da lata. O ideal é colocar o que não foi consumido em um recipiente de vidro ou cerâmica. Isso porque o verniz da lata pode entrar em contato com o alimento e estragá-lo rapidamente.

Melão: para não perder as propriedades antioxidantes da fruta, o recomendado é deixá-la de fora da geladeira. A temperatura ambiente evitará a perda das propriedades naturais do alimento.

Melancia: o mesmo acontece com a melancia. Armazenar a fruta na geladeira faz acelerar o processo de perda de nutrientes, como os antioxidantes, por exemplo.

Alho: a sugestão é guardá-lo em local fresco e seco, pois, quando vai para a geladeira, o alimento pode mofar e perder sua utilidade em um curto espaço de tempo. Apenas depois de picado é que o uso da geladeira é recomendado. Mas até então, a sugestão é conservá-lo em um recipiente de aço bem fechado na despensa.

Açúcar: outro ingrediente que deve ficar de fora da geladeira é o açúcar. Isso porque, quando submetido a baixas temperaturas, o produto acaba perdendo suas propriedades, sabor e textura. Se o problema for formiga na despensa, basta colocar um algodão molhado com álcool próximo ao pote.

Banana: o ideal é guardar as bananas fora da geladeira, na fruteira. Para isso, corte o cabo de cada uma bem rente. O processo faz com que o alimento fique conservado por mais tempo e sem a presença de mosquitinhos, como a drosófila, também conhecida como mosca da fruta.

Pão francês: o alimento deve ser armazenado em local seco e fresco, de preferência em um saco de papel para que ele fique crocante por mais tempo. Guardá-lo em saco plástico ainda quente gera umidade e faz o pão murchar mais rapidamente.

Laranja: quando colocada em locais úmidos, como a geladeira, a fruta amadurece mais rápido, perde compostos vitamínicos, sabor e pode endurecer. O recomendado é guardar a laranja na fruteira e longe do sol.

Manga: não armazene a manga na geladeira quando ela ainda está em processo de amadurecimento, que pode ser interrompido. Quando ela está verde, a dica é embrulhá-la em folhas de jornal para que ela fique madura mais rápido. Depois disso, o ideal é consumi-la em até dois dias.




Voltar ao topo

Deixe um comentário