scorecardresearch ghost pixel



Tenha atenção: 5 frutas que fazem subir a taxa de glicose no organismo

Apesar de ricos em fibras e nutrientes, alimentos, quando consumidos em excesso, podem prejudicar o bom funcionamento do organismo.



A saúde humana exige o consumo de uma variedade de nutrientes para se manter em bom funcionamento. As frutas, por exemplo, são um grupo de alimentos extremamente importantes para o bem-estar do corpo, pois costumam ser ricas em fibras e nutrientes.

Por outro lado, algumas possuem um alto teor calórico e de açúcares, capazes de aumentar (e muito) a taxa de glicose no organismo. Segundo nutricionistas, para ser enquadrado como baixo índice glicêmico, um alimento deve ter uma taxa abaixo de 55.

Boa parte das furtas não ultrapassa esse índice glicêmico, porém, quando consumidas em grande quantidade, podem impactar negativamente no organismo, algumas de forma mais significativa em comparação a outras.

Frutas com alto com alta taxa de glicose

Dentre as cinco frutas com taxas de glicose elevadas, destacam-se: banana, caqui, manga, mamão e ameixa preta. Nutricionistas reforçam que é fundamental ter mais atenção com a quantidade ingerida do que com o índice glicêmico do alimento. Ou seja, mesmo sendo saudáveis, os alimentos consumidos em excesso podem fazer mal.

“Pessoas com diabetes ou com qualquer alteração glicêmica não devem evitar frutas, mas as inserir em uma dieta saudável, ponderando as quantidades e associando a fibras, por exemplo, que diminuem a velocidade em que essa glicose será absorvida”, esclarece a nutricionista Thaiz Brito.

A profissional lembra ainda que outros itens da alimentação, não só as frutas, impactam diretamente nos níveis de açúcar no organismo. Alimentos com calorias vazias, a exemplo os industrializados, acabam sendo muito mais prejudiciais, pois, além da alta glicose, eles são carentes de nutrientes.




Voltar ao topo

Deixe um comentário