scorecardresearch ghost pixel



Trabalha aos domingos e feriados? Veja seus direitos

Se você trabalha aos domingos e feriados, sabe quais são os seus direitos? Esclareça todas as dúvidas agora.



Os feriados são aquele alívio em meio às rotinas puxadas. Mas, para quem não tem folga e sempre trabalha, os direitos são diferentes. Você sabe quais são eles? A gente te ajuda.

Leia mais: Emprego: OLX Brasil está com mais de 50 vagas de trabalho

Está na lei trabalhista, que quem trabalha aos domingos e feriados tem benefícios diferentes. Ou seja, ganham mais, com cálculo diferenciado de remuneração.

Domingos e feriados

A previsão é de que nesse ano sejam seis feriados durante a semana. Isso quer dizer que existe a possibilidade de emendar em vários dias de folga.

Mas, para quem não pode contar com essa vantagem, a remuneração fica diferente. É preciso considerar as horas extras e os adicionais previstos na lei trabalhista.

No caso da hora extra, vale para todo aquele trabalhador que exceder a carga horária. Por exemplo, se a pessoa extrapola o tempo de serviço, esse adicional já tem que ser garantido. Assim, o pagamento tem que ser de 50%.
Já para aqueles que trabalham aos domingos tem que receber dobrado.

Afinal de contas se trata de um dia de Descanso Semanal Remunerado (DSR). Outra opção para as empresas é dar um dia de descanso durante a semana para compensar o domingo trabalhado. Mas, se trabalhar, o valor é de 100% do dia.

No caso de quem trabalha aos feriados tem que ser feito o pagamento em dobro ou a compensação do dia de folga. Além disso, aos feriados o trabalhador precisa trabalhar desde que sejam em atividades consideradas indispensáveis, como médicos, bombeiros e policiais. Ou que tenha permissão pelo Ministério do Trabalho para trabalhar aos domingos e feriados.

Para quem trabalha no comércio, domingos e feriados também podem ser dias de muitos compromissos. Mas, isso tem que ser combinado anteriormente com os trabalhadores. Assim, ou existe o pagamento da hora extra ou seja compensado como dia de folga ao trabalhador.




Voltar ao topo

Deixe um comentário