As orquídeas são flores apaixonantes, não é à toa que alguns orquidófilos mantêm coleções com milhares de plantas. Algumas dessas belezuras, inclusive, chegam a custas verdadeiras boladas para quem gosta.
Por isso, o cultivo de orquídeas tem os seus desafios, o que torna tudo ainda mais instigante. Se você tem afinidade por essas flores, aprenda aqui como manter uma floração exuberante com cuidados simples.
Veja também: Adubo poderoso para suculentas com apenas 3 ingredientes
O que são as orquídeas?
Primeiramente, vale a pena explicar de forma breve o que são as orquídeas. Para quem ainda não tem tanta familiaridade com o assunto, elas são flores que ocorrem na natureza e se prendem em árvores. No Brasil, existem cerca de 2.3 mil espécies distribuídas em 191 gêneros diferentes.
A maioria é composta por plantas epífitas, ou seja, elas precisam de outros vegetais para se desenvolver. Diferentemente do que algumas pessoas imaginam, as orquídeas não são parasitas de árvores. Elas apenas se fixam nos troncos, mas não sugam os nutrientes do vegetal que as apoia.
Outra característica inusitada das orquídeas é que sua bela flor costuma aparecer apenas uma vez por ano. Isso não ocorre com todas, mas com a maioria das plantas mais comuns sim. Por isso, os cuidados devem ser tão especiais. Afinal, quando surge a flor, um forte aroma doce se espalha pelo ambiente.
Como fazer sua orquídea florir e se encher de brotos
A primeira coisa que deve ser feita é a escolha de um vaso e do local adequado. As orquídeas são plantas que não se dão bem com excesso de água, já que isso pode apodrecer suas raízes. Então prefira vasos que tenham uma boa absorção, como os de barro.
O substrato precisa ser poroso e pode contar com preenchimentos em pedra e carvão vegetal. Coloque casca de árvore para que ela se escore e possa crescer também, apesar de não ser necessário.
Invista em um bom adubo, dê preferência para fertilizantes específicos para orquídeas. Adube a cada três meses para obter um melhor resultado.
Por fim, para que cresçam mais brotos, pegue um pedaço de arame e aqueça-o no fogo. Depois perfure a base de um dos bulbos da orquídea. Não precisa se preocupar, você não irá matar a planta. É necessário que o arame transpasse a base da orquídea. Isso fará com que mais brotos surjam.