Os pagamentos do novo vale-gás nacional terão início ainda em janeiro para cerca de 5,5 milhões de famílias de baixa renda. Para facilitar os repasses, o Ministério da Cidadania confirmou que adotará um calendário baseado do final do Número de Inscrição Social (NIS) dos beneficiários.
Leia mais: Lucro do FGTS retorna em 2022; Saiba quando será pago
Assim que completa sua inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), a família recebe um NIS. Essa sequência de números funciona como uma espécie de identificação e ajuda na organização dos pagamentos.
A partir do dia 18 de janeiro, os valores do vale-gás serão liberados de acordo com o final do NIS, sem considerar o último dígito. A sequência vai do 1 ao 0, da mesma forma como já ocorre com o calendário de liberações que o Auxílio Brasil.
Segundo a Caixa Econômica Federal, a adoção do mesmo cronograma do programa de transferência de renda tem como objetivo evitar que a população se confunda com as datas.
Calendário de janeiro
- Final do NIS 1: 18/01
- Final do NIS 2: 19/01
- Final do NIS 3: 20/01
- Final do NIS 4: 21/01
- Final do NIS 5: 24/01
- Final do NIS 6: 25/01
- Final do NIS 7: 26/01
- Final do NIS 8: 27/01
- Final do NIS 9: 28/01
- Final do NIS 0: 31/01
Auxílio Brasil garante vale-gás?
A dúvida de milhões de pessoas que já recebem o Auxílio Brasil é se o programa garantirá sua entrada no vale-gás. Até o momento, o que se sabe é que não será nenhum problema acumular os dois benefícios, mas ainda não há confirmação de que todos os contemplados por um programa terão direito ao outro.
Também é importante destacar que o auxílio para compra do gás de cozinha já está disponível para cerca de 100 mil brasileiros. Esse grupo é formado por moradores da Bahia e de Minas Gerais que vivem em cidades atingidas pelas fortes chuvas.