A aposentadoria por invalidez só é liberada em casos específicos, de acordo com doenças pré-definidas que são consideradas como limitantes para o retorno ao trabalho. Confira agora quais são essas doenças e como pedir a aposentadoria.
Leia mais: Aposentadoria para quem começou a contribuir antes de 1994: Veja quais são as regras
Na lista de doenças que permitem a aposentadoria por invalidez estão o HIV, câncer, parkinson e outras que são consideradas por lei com base na incapacidade de trabalho.
Aposentadoria por invalidez
Muitos trabalhadores confundem a aposentadoria por invalidez com o auxílio-doença. Primeiramente é bom esclarecer a diferença entre elas. No caso do auxílio-doença a incapacidade não é permanente, por isso, existe duração para esse pagamento. Enquanto que a aposentadoria por invalidez considera casos irreversíveis.
A aposentadoria vem para servir de auxílio para os trabalhadores que por algum motivo ficam incapacitados de continuar nas atividades. Esse tipo de aposentadoria também é liberado pela Previdência Social. Mas, antes de tudo, é preciso comprovar a incapacidade permanente.
Tal confirmação se dá por meio da apresentação de atestado médico e pela perícia que é feita pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Só depois dessa liberação é que o benefício da aposentadoria por invalidez pode ser pago.
Para chegar a essa confirmação o INSS considera também os exames, assim como a idade e outros requisitos. O trabalhador também precisa ter pelo menos 12 meses de contribuição junto ao INSS pata ter direito à aposentadoria por invalidez.
Veja abaixo qual a lista de doenças que dão direito a esse tipo de aposentadoria:
- radiação por medicina especializada
- HIV
- Doença de Paget
- Nefropatias graves
- Câncer
- Mal de Parkinson
- Paralisia incapacitante e irreversível
- Cegueira
- Cardiopatia Grave
- Hanseníase
O pedido de aposentadoria tem que ser feito numa unidade do INSS ou também por meio do site ou aplicativo Meu INSS. Dessa forma é necessário apresentar documentos pessoais, além de laudos médicos, atestados, declarações e demais exames.