scorecardresearch ghost pixel



Vilões da inflação em 2022: Descubra o que vai pesar no bolso dos brasileiros neste ano

Se 2021 foi um ano difícil para as economias dos brasileiros, 2022 pode não ser diferente. Veja quais são os novos vilões deste ano.



Ao longo de todo o ano passado, os brasileiros viram aumento atrás de aumento no preço dos combustíveis, assim como da energia elétrica e do gás de cozinha. Tudo isso puxou a inflação, que terminou o ano na casa dos dois dígitos. Mas, e em 2022? Quais devem ser os grandes vilões?

Leia mais: O que a inflação deixou mais caro para os brasileiros em 2021?

Para a tristeza dos brasileiros, 2022 ainda deve ser de pouco alívio. Tem previsão de preço alto na energia elétrica, assim como no valor dos aluguéis, IPTU e IPVA.

Vilões da inflação

A inflação dos últimos 12 meses ficou em 10,67%. A mais alta dos últimos anos, o que fez os brasileiros passarem ainda mais aperto, se não bastasse o cenário de desemprego causado pela pandemia da Covid-19.

Para 2022, a conta de energia deve pesar no bolso dos consumidores mais uma vez, mesmo com a retomada das chuvas nos últimos meses de 2021. Assim, a bandeira tarifária de escassez hídrica deve continuar prevalecendo nas contas de energia.

Pelas estimativas iniciais da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o reajuste na tarifa pode ser de até 21,04% neste ano. Ou seja, vem mais aumento na conta de luz.

Outro gasto é para quem mora de aluguel. Os preços devem ter reajustes ainda neste início de 2022. O motivo é a alta do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M). A alta foi de 17,78%. Logo, os contratos também devem ter os valores reajustados agora.

Mais aumento também nos valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), com reajustes previstos e anunciados por diversas prefeituras. Além disso, a valorização no preço de carros novos e usados vai puxar também o valor do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Já em relação aos combustíveis, o preço vai depender do dólar e da negociação do barril de petróleo. Por isso, para 2022, os brasileiros podem esperar mais aumentos e organizarem as contas para tentar não ficar no vermelho logo no início do ano.




Voltar ao topo

Deixe um comentário