scorecardresearch ghost pixel



Viva mais: Estudo mostra que azeite reduz risco de morte

Estudo realizado ao longo de 28 anos mostrou a eficácia da ingestão regular do ingrediente na nossa alimentação diária.



Se você consome regularmente azeite de oliva, saiba que suas expectativas de vida podem ter aumentado. De acordo com o Jornal da Faculdade Americana de Cardiologia (JACC), consumir o produto traz benefícios surpreendentes à saúde.

Leia mais: Remédio natural: suco de abacaxi com azeite de oliva

O estudo, realizado ao longo de 28 anos, elencou vantagens no consumo do alimento para o sistema cardiovascular e de outras áreas importantes responsáveis pelo bem-estar e vitalidade do corpo. Os indivíduos que participaram da pesquisa, sendo 60.582 mulheres e 31.801 homens, declararam consumir azeite regularmente.

Benefícios do azeite para o coração

Assim que teve início a investigação, nenhum dos entrevistados apresentava câncer ou qualquer outro tipo de doença cardiovascular. Com o passar do tempo, e a cada quatro anos, os participantes eram entrevistados a respeito do consumo do óleo extraído do azeite de oliva.

No decorrer do processo, os pesquisadores descobriram que uma maior ingestão de azeite está relacionada à redução de 19% dos riscos de mortalidade provocadas por doenças do coração, seja por arritmia, insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco.

Aliado contra o câncer

As evidências positivas envolvendo o consumo de azeite vão além. Os resultados do estudo também apontaram para uma queda de 17% de mortes por câncer em quem consumia diariamente o ingrediente.

Além disso, os riscos contra doenças neurodegenerativas caíram 29%, tendo em vista que essas doenças impactam diretamente nas funções cardíacas. Houve ainda uma redução de 18% no risco de morte por doenças respiratórias, como doença pulmonar obstrutiva crônica, a asma e a tuberculose.

Por fim, o azeite de oliva é um alimento rico em ácido graxos monoinsaturados, que faz parte do time das gorduras boas. Seu consumo impacta positivamente no organismo, sobretudo em virtude da sua característica antioxidante.




Voltar ao topo

Deixe um comentário