O colesterol é uma gordura produzida pelo fígado e resultante de alguns alimentos. O “colesterol ruim”, como é conhecido o LDL, ocorre quando o excesso de gorduras impede o bom fluxo sanguíneo, uma condição de muito risco à saúde.
A boa notícia é que certos alimentos auxiliam a baixar os níveis de colesterol alto.
Veja também: Suco de frutas vermelhas com maçã ajuda a eliminar gordura do sangue
Vejamos alguns deles:
Aveia
Diversos estudos afirmam que a aveia é um alimento muito benéfico para redução dos níveis de LDL.
Isso acontece, principalmente pela ação da beta-glucana, uma fibra solúvel que atua como uma espécie de esponja, absorvendo as gorduras dos alimentos. Isto significa, que essa substância absorve um pouco do colesterol e ácidos biliares.
Como o ácido biliar é uma enzima que tem a produção estimulada pelo colesterol, com menos enzima, significa que o fígado vai precisar produzir mais ácido biliar e, para isso vai usar as moléculas de colesterol que estão circulando.
Laranja
Composta de fibras e flavonoides que atuam organismo derrubando os níveis de colesterol ruim e aumentando os níveis de colesterol bom.
A fruta destaca-se como uma forte aliada a saúde. Além disso, é rica em antioxidantes naturais que contribuem para o combate de radicais livres e outras doenças.
Azeite
O azeite também tem ação antioxidante, porém é preciso ter o cuidado quanto ao seu armazenamento para que possa conservar seus benefícios. Além disso, a acidez do azeite precisa ser inferior a 1% para preservar seus ativos, pois é o que favorece nosso organismo a baixar o colesterol.
Canela
Ótimo antioxidante, termogênico, além de atuar como acelerador do organismo. A canela ajuda o corpo a ‘desinflamar’, o que beneficia também as artérias. Pode ser acrescentada no café, chocolate, chás, enfim, em várias outras combinações.
Abacate
Os benefícios do abacate se dão graças a sua gordura monoinsaturada. Que ao contrário do que popularmente se pensa é muito boa para saúde e, principalmente, para aumentar o colesterol bom e diminuir o colesterol ruim
Para manter a saúde em dia e combater o colesterol LDL, aposte na boa alimentação. Dê preferências a alimentos ricos em fibras e antioxidantes naturais. E claro, introduza os alimentos acima em sua rotina alimentar.