scorecardresearch ghost pixel



7 dicas de revisão e direção para viajar em rodovias com chuva

Recomendações de segurança podem ajudar a combater os perigos da estrada e garantir uma viagem mais tranquila no asfalto molhado.



Pegar a estrada para fazer uma viagem com a família ou amigos merece atenção e cuidados, principalmente quando o tempo está fechado e com chuvas. E os dados mostram isso. De acordo com órgãos de trânsito, o número de acidentes nas pistas aumenta 30% em períodos chuvosos.

Leia mais: Feriadão: 5 itens do carro para ter atenção antes viajar no carnaval

Por isso, é importante o motorista se atentar com a previsão do tempo e optar pela direção durante horários de calmaria, sem que um dilúvio esteja no caminho. Mas se a viagem for inevitável, algumas dicas de segurança podem ajudar a combater os perigos da estrada. Confira!

7 dicas de direção para viajar em rodovias com chuva

1. Diminua velocidade

Caso esteja na estrada e uma chuva forte surgir de repente, a dica é reduzir a velocidade sem parar o carro e frear de maneira brusca.

A sugestão é reduzir a velocidade devagar e mantê-la constante, sem ultrapassar os 70 km/h. Isso ajuda a reduzir o risco de aquaplanagem e perda de controle do carro.

2. Não pare no acostamento durante uma chuva

A visibilidade dianteira de motoristas na estrada pode ficar ruim dependendo da quantidade de chuva.

Em muitos casos, o piloto não consegue enxergar com clareza o que está a sua frente, inclusive um carro no acostamento. Estacionar o veículo nesse ponto só é permitido em casos de problema de funcionamento ou emergências.

3. Evite ultrapassagens enquanto estiver chovendo

Inúmeros casos de acidentes graves acontecem todos os anos em razão de ultrapassagens indevidas. Com tempo chuvoso, a prática se torna ainda mais arriscada. Os motivos são a baixa visibilidade e a redução no tempo de frenagem.

4. Não atravesse correntezas em estradas com chuvas

Dirigir em trechos alagados pode arriscar a integridade do veículo e de todos os passageiros. Isso porque, além da correnteza que pode levar o carro, existem obstáculos ocultos pela água, como bueiros, pedras, troncos e buracos.

O recomendado nessa situação é avaliar o nível de profundidade da água, caso ela esteja acima da roda, não se arrisque.

5. Mantenha a iluminação do carro funcionando em dias de chuva

Acenda os faróis do carro assim que uma chuva muito forte chegar na estrada. Elas tornarão o carro mais nítido para os demais motoristas na estrada.

Mas cuidado para não usar farol alto, pois isso pode atrapalhar a visibilidade de outros motoristas que vêm na direção contrária.

6. Fique de olho no estado do seu pneu antes de viajar

O objetivo das ranhuras encontradas na banda de rodagem dos pneus é o de drenar a água que fica empoçada no asfalto.

Esses sulcos contam com a profundidade ideal para fazer com que a borracha fique presa ao solo. Na prática, isso evita a incidência de aguaplanagem ou perda de direção pelo motorista. Caso os sulcos estão com menos de 1,6 milímetro de profundidade, isso significa que os pneus perderam a eficiência e precisam ser trocados.

7. Procure formar uma fila atrás de outros veículos

Posicionar-se atrás de outros veículos durante uma forte chuva pode ajudar em situações de pouca visibilidade. Mas cuidado para não “colar” na traseira do carro da frente ao ponto de uma freada brusca causar acidentes.

A dica nesse caso é usar o veículo apenas como referência. O espaço recomendado deve ser o bastante até que seja possível ver a luz de freio do veículo à dianteira.




Voltar ao topo

Deixe um comentário