A Achyrocline Satureioides, mais conhecida como Macela ou Marcela, é uma planta brasileiríssima, que pode chegar a até 1 metro de altura. No Rio Grande do Sul, onde ela é considerada um dos símbolos oficiais do estado, existe uma tradição de colheita da macela na Sexta-Feira Santa.
Veja também: Suco de maçã com gengibre para acelerar o metabolismo e desintoxicar o corpo
Ela é feita antes de amanhecer, pois reza a lenda, que as propriedades curativas da macela só têm efeito se a planta for colhida nesse momento.
Quais os benefícios da Macela?
A macela possui diversas propriedades medicinais, nas quais se destacam: digestiva, anti-inflamatória, antibacteriana e calmante, e é comumente usada em casos de:
- Azia, dor de estômago, gastrite ou úlcera;
- Cálculo biliar;
- Dor de cabeça;
- Cólicas intestinais;
- Diarreia;
- Gripe ou resfriado;
- Retenção de líquidos;
Muito utilizada em chás caseiros e como enchimento de travesseiros, é fato que a planta tem efeito relaxante. O extrato das flores possui efeito sedativo, com potencial de amenizar cólicas menstruais e dores de barriga.
Seu chá é considerado digestivo e bom para diarreias
Um estudo conduzido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul afirma que a versão de extrato seco da planta teve efeito contra o vírus causador da herpes tipo 1, estudo este, conduzido pela pesquisadora Valquíria Linck Bassani.
Além disso, a macela, quando usada em shampoos, possui ação clareadora, iluminadora e fortalecedora.