É muito incômoda a sensação de estufamento e inchaço abdominal, parece que estamos com a barriga maior que o volume normal. Muitas vezes, esse problema é causado por alguns alimentos ingeridos que provocam o aumento de gases intestinais e até prisão de ventre. Vamos conhecer os alimentos que fazem a barriga ficar mais volumosa.
Veja também: Conheça as vantagens de tomar chá de pimenta e aprenda a fazer sua infusão
Alimentos que causam inchaço na barriga
Molhos industrializados
Muitas vezes nem percebemos, mas estes produtos usados para dar sabor às saladas verdes, são causadores de inchaço abdominal. Isso acontece porque possuem quantidades elevadas de sódio.
Molho Shoyu
Seguindo a linha de molhos usados para temperos, o shoyo também tem quantidades altas de sódio.
Mesmo a sua versão light, com teor de 25% menor que a embalagem tradicional, ainda possui concentrações bem maiores que o recomendado.
De acordo com um estudo realizado pela Escola de Saúde Pública de Harvard T. H. Chan, a retenção de líquidos que provoca inchaço é causada pelo alto consumo de sódio. Esse mineral, quando em excesso, pode desencadear problemas de hipertensão, problemas cardíacos e acidente vascular cerebral (AVC).
Alimentos embutidos
Neste grupo estão: a mortadela, presunto, a salsicha entre outros. Também são altamente salgados e, portanto, causam os mesmos riscos dos alimentos já mencionados.
Salgadinhos fritos ou assados
Causam inchaço devido à quantidade de gorduras saturadas presentes. Vale destacar, que mesmo as versões com menos gorduras, são ricas em sódio. Logo, tornam-se um agravante.
Amendoins
Os petiscos que compramos em pacotes contém muita adição de sal, portanto, são alimentos com muito sódio. Isso vale para as castanhas em pacote e nozes.
Bebidas gaseificadas
Causam inchaços devido à concentração de gás no conteúdo. Isso inclui: água com gás e refrigerantes que além do gás, possui altas quantidades de açúcares.
Portanto, para evitar problemas de inchaço na barriga, o melhor a ser feito é reduzir o consumo de alimentos com excesso de sal, cuidar da hidratação, além de fazer exercícios com regularidade.