scorecardresearch ghost pixel



Conheça as vantagens de tomar chá de pimenta e aprenda a fazer sua infusão

O chá de pimenta apresenta benefícios devido às quantidades de vitaminas e minerais. Contudo, o ideal é seguir a orientação profissional.



A pimenta é um alimento de sabor bastante peculiar, destacando-se a sensação de ardência que pode variar dependendo do seu tipo. Em relação às características nutricionais, a pimenta fornece boas dosagens de vitaminas A, C e E, vitaminas do complexo B, além de minerais: ferro, fósforo, cálcio, potássio e zinco.

Veja também: Descubra como e por que o álcool afeta o seu sono

Ela também atua como antioxidante natural. Tem ação analgésica, vasodilatadora, digestiva (minimiza a formação de gases e beneficia a formação do suco gástrico), é expectorante, energética e contribui para acelerar o metabolismo.

É uma especiaria apreciada mundialmente e ingrediente de diversos pratos, principalmente com objetivo de ressaltar o sabor dos alimentos. Mas podemos também nos beneficiar de suas propriedades através da infusão de chás. A seguir, veja as principais vantagens de tomar chá de pimenta.

Benefícios do chá de pimenta para saúde

Ajuda no emagrecimento: suas propriedades termogênicas  impulsionam a aceleração do metabolismo, obrigando o organismo a queimar mais calorias.

Ajuda no tratamento contra tosse e dor de garganta: principalmente o chá de pimenta do reino que é usado para curar dor de garganta e tosse, graças aos seus elementos anti-inflamatórios.

Ajuda a amenizar dores no corpo: a pimenta possui um elemento chamado de capsaicina que incentiva a produção da substância P. Essa substância age no organismo como analgésico, impedindo o sistema nervoso central de sentir impulsos dolorosos.

Beneficia o fluxo sanguíneo: o chá de pimenta caiena e o de pimenta preta melhoram a circulação sanguínea, reduzindo riscos de formação de coágulos, além de prevenir doenças cardiovasculares e aterosclerose.

Contribui para o sistema digestivo e intestinal: o chá de pimenta do reino estimula o ácido clorídrico no estômago, melhorando a digestão e absorção dos alimentos. Também colabora na redução de desconfortos e retenção de gases, devido às suas propriedades carminativas.

Receita de Chá de pimenta caiena com limão

Ingredientes:

  • ½ suco de limão
  • 1 xícara de água
  • 1 colher de chá de pimenta caiena

Modo de preparo:

Ferva a água  e depois transfira  para uma caneca. Misture a pimenta caiena e vá misturando até dissolver. Após, adicione o suco de limão e aguarde o chá esfriar para beber.

Receita de chá de pimenta do reino do tipo preta

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de pimenta do reino
  • Água
  • Mel a gosto

Modo de preparo:

Ferva a água e transfira o líquido para uma caneca. Acrescente a pimenta do reino, tampe a caneca e deixe descansar. Depois adicione o mel e tome o chá quente.

O ideal, antes de fazer qualquer tipo de chá, é receber orientação profissional, pois nem todas as pessoas podem ou devem fazer o consumo. O chá não deve ser consumido por mulheres grávidas, pois há riscos de abortos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário