scorecardresearch ghost pixel



Amansar um gato arisco: como lidar para acalmá-lo e gerar mais confiança

Existem meios de amansar um gato arisco, mas o principal é reconhecer suas características e ter paciência para ganhar sua confiança.



Em geral, gatos são animais carinhosos que estão sempre dispostos para receber carinho, adoram retribuir a maneira deles, o jeito que escolhem para fazer isso, é ficar se esfregando na gente.

A maioria são fofinhos e queridos, mas seu comportamento depende da sua espécie e seu histórico de vida. Existem gatos mais brincalhões ou arteiros, há tipos que são mais reclusos e menos sociáveis e ariscos.

Veja também: Saiba qual é a raça mais dócil e mais gentil entre os gatos

Gatos que foram adotados podem ter um temperamento mais forte e até agressivo. O que muitas vezes os impede de ter um bom convívio com outros animais e tutores.

Alguns apresentam comportamentos mais desconfiados ou assustados, o que dificulta a aproximação. Vale destacar, que jamais deve-se aproximar-se de forma brusca de um gato bravo.

É preciso ter paciência e agir com cautela para evitar que o felino se assuste e acabe atacando, podendo ser mais complicado agarrá-lo e, ainda, correr o risco de se machucar.

Antes de uma tentativa de aproximação, precisa-se ter certeza de que o gato é manso. Caso seja arisco, existem estratégias que podem ser usadas.

O que fazer para amansar um gato arisco?

Para estabelecer o primeiro contato com um gato, principalmente, se for um gato de rua, o ideal é começar conversando com ele. Se demonstrar tranquilidade, tudo bem!

Do contrário, se perceber que está com o torso levantado, pelos arrepiados e orelhas para trás, é sinal que está acuado, com medo e pode vir a atacar. E neste caso, não insistir é a melhor opção.

É preciso trabalhar a confiança do animal. Se for um recém-chegado, é melhor deixar que se acostume com o ambiente.

Pode-se até espalhar no local vários brinquedos e permitir que o animal se adapte no tempo dele. Nada de ficar pressionando o contato físico, pois isso pode atrapalhar o processo.

Trabalhar com o sistema de recompensa é uma alternativa. Toda vez que ele realiza algo positivo recebe uma ração como prêmio.

Gatos gostam de ter seu próprio canto, por isso, ter uma caixinha ou cama somente para ele vai ajudá-lo a sentir-se mais tranquilo e a vontade.

Florais ou Sprays de feromônios

O uso de florais ou sprays de feromônios são produtos que ajudam a amansar gatos ariscos e que apresentam quadros de estresse ou agressividade.

Mas é preciso uma consulta veterinária para receber a recomendação apropriada de acordo com o perfil do animal.

Portanto, é possível amansar gatos ariscos, desde que se reconheça suas características e permita que ele tenha seu espaço para se sentir à vontade. Não esquecendo que é preciso muita calma e paciência.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário