Quando se trata de produções mexicanas, muitas pessoas lembram do teor dramático das novelas, marcadas pela intensidade das emoções, ressaltando ciúmes, inveja e a busca pelo amor ideal. Mas na série Amsterdam, assim como a dramaturgia local, tem se atualizado com o desencanto do romance moderno.
Veja também: Filme coreano na Netflix trata sobre o polêmico assunto de BDSM de forma leve
Protagonizada pelos atores Naian González e Sebastian Buitrón, nos papéis de Nadia e de Martin, e direção de Gustavo Taretto, o drama aborda a vida de um casal impactado pela presença de um novo amigo.
Veterano no cinema, o diretor tem uma linguagem própria que interpreta a arquitetura dos lugares como uma variável fundamental ao influenciar o comportamento das pessoas.
A trama se desenvolve na rua Amsterdam, no bairro mexicano Condesa, muito similar a São Paulo, marcada pela união de povos diferentes, crescimento das cidades em contraste com os prédios antigos e muita agitação. As diversas construções criam novos caminhos que permitem encontros e os cenários transformam a atmosfera, exaltando os sentimentos mais sinceros.
A fragilidade dos laços humanos na era digital
A narrativa não deixa de levantar alguns pontos sobre as questões envolvendo os relacionamentos casuais, que antes eram vistos com moralismo e hoje já é comum em muitas culturas, potencializado pelo uso das redes sociais e aplicativos de namoro.
Outro tema que recebe foco na história é a paixão declarada por pets e nesse caso um cachorro será capaz de mudar a interação entre Nadia e Martin. Essa mudança é significativa e demonstra como as coincidências são mais importantes no amor do que a idealização.
Além do belo cenário, as músicas acompanham a sensibilidade para aumentar a identificação do público com o local e personagens, enquanto se deparam com problemas já vividos. Lembrando de mencionar uma geração que está chegando na fase dos 30 e passando por uma fase de amadurecimento e desilusões.
E sabendo desses pequenos detalhes, fugindo dos clichês da comédia romântica e propondo uma analogia mais profunda ao levar em conta o contorno das grandes metrópoles, vale a pena conferir ‘’Amsterdam’’, que estreia em Março na plataforma de streaming HBO Max, contando com 10 episódios de 30 minutos cada.