A Reforma da Previdência, em 2019, criou regras de transição para a aposentadoria. Antes era possível que mulheres se aposentassem com 60 anos. Agora, a idade subiu. Para os homens ficou fixada em 65 anos. Mas, será que ninguém mais consegue se aposentar aos 60 anos? Entenda como fica.
Leia mais: Saiu! Confira as datas de pagamentos do 13º e 14º salários do INSS
Com as mudanças, a cada ano tem alteração na forma de liberação do benefício. Mas se tem uma coisa que não altera é o direito adquirido ao longo dos anos.
Aposentadoria aos 60 anos
Antes da Reforma os homens podiam se aposentar por idade ou tempo de contribuição. Assim, pelo tempo de contribuição não tinha exigência de idade mínima. Ou seja, o que valia era o tempo acima de 35 anos de recolhimento.
Já por idade a exigência já era 65 anos completos e no mínimo 15 de trabalho. Mas, isso é diferente para o homem que é trabalhador rural.
Por isso, quem faz parte dessa categoria ainda consegue se aposentar com 60 anos pelo direito adquirido. Para ter direito à aposentadoria nesse caso é necessário ter pelo menos 15 anos de contribuição. Alguns outros contribuintes também se encaixam na transição e podem fazer o pedido da aposentadoria.
Assim, pelas regras de transição, quem já estava perto de se aposentar como trabalhador rural continua tendo esse direito.
Para conferir se tem mesmo esse direito é só acessar o aplicativo Meu INSS ou também pelo site. Os contribuintes precisam conferir o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que apresenta todo o balanço dos anos de trabalho. Também é possível fazer uma simulação da aposentadoria.