scorecardresearch ghost pixel



Atenção, aposentados: Governo vai mudar prova de vida do INSS

Ideia é que ela se torne mais fácil, pois será realizada a partir do cruzamento entre as bases de dados do governo.



Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) terão novidades a respeito da prova de vida obrigatória, que passará por mudanças. A ideia é que ela se torne mais fácil, pois será realizada a partir do cruzamento entre as bases de dados do governo.

Leia mais: Brasileiros esquecem milhões de reais em PIS, INSS e loterias; Veja se você tem algo a receber

Ainda não foram esclarecidas tais alterações ou o que de fato irá mudar. No entanto, um portaria contendo as novas regras relacionadas à prova vida é esperada para esta quarta-feira, 2. O documento será apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em um evento.

Nova prova de vida do INSS

A prova de vida do INSS é um procedimento obrigatório para todo o segurado do INSS. Seu intuito é provar que ele está vivo e deve continuar recebendo o benefício. Os aposentados ou pensionistas que não passam pelo processo tem os recursos interrompidos.

Hoje em dia, o usuário deve se dirigir presencialmente ao banco encarregado do pagamento do benefício para fazer a prova de vida. A processo é realizado por meio de biometria nos caixas eletrônicos ou através de atendimento pessoal nas agências. Durante a validação, é preciso apresentar o cartão de débito e um documento com foto.

Os idosos com mais de 80 anos de idade ou segurados que não conseguem se locomover podem solicitar a realização da prova de vida em domicílio por meio de agendamento. Sobre as novas regras da prova de vida do INSS, elas valerão para quem fizer aniversário a partir da data de publicação da portaria.




Voltar ao topo

Deixe um comentário