Antes de entrar em detalhes sobre os cuidados de saúde para viajar com idosos, é preciso deixar uma coisa bem clara. Idosos podem viajar e curtir a vida sozinhos ou acompanhados, não é isso o que está em pauta aqui. Na verdade, o que deve ser levado em conta são as condições físicas e mentais de pessoas com idade mais avançada, a partir dos 60 anos.
Veja também: Passagem aérea: dicas para economizar na hora de viajar de avião
Existem várias histórias e relatos de pessoas com mais de 80 anos que ficaram centenas de dias desbravando o mundo. Aliás, idade avançada não é sinônimo de debilidade, muitos idosos deixam alguns jovens comendo poeira em questão de vitalidade. A japonesa Tamae Watanabe, de 73 anos, escalou o Mont Everest, o Kilimanjaro, o Mont Blanc e o Aconcágua. Essa é apenas uma história entre incontáveis.
Contudo, não é errado falar que a idade também acarreta alguns pesos a mais para o corpo. Afinal, depois dos 40 anos, o organismo tende a perder um pouco da capacidade muscular, por exemplo. Mais do que isso, a degeneração das células avança e pode sim resultar em certas limitações.
Cuidados que devem ser levados em conta em viagens com idosos
Caso o idoso não seja um desses seres humanos mega preparados para encarar aventuras, algumas questões devem entrar em cena. Os meios de transporte e os locais de estadia precisam ser levados em consideração. O ideal é buscar sempre os serviços que oferecem acessibilidade e mais conforto.
Pontos a serem levados em conta:
- Hospede-se em quartos no térreo;
- Evite escadas;
- Fique em localização próxima aos pontos turísticos;
- Procure acomodações de condução confortáveis e espaçosas;
- Encontre locais próximos a hospitais, farmácias, restaurantes e mercados;
- Evite épocas de grandes aglomerações;
- Evite destinos que exigem longas caminhadas e esforço físico demasiado;
- Faça uma mala apropriada com agasalhos e roupas arejadas.
Tenha cuidados com a dieta
A principal dica aqui é manter o corpo hidratado, bebendo bastante água. Além disso, evite comer de tudo um pouco, é preciso adequar a dieta local aos poucos. Evite ingerir comidas muito temperadas, gordurosas e doces de uma só vez. É possível experimentar, mas com consciência e moderação.
De olho nos horários
Acorde, coma e durma em horário regulados. Dá para aproveitar o turismo mesmo com horas certas para cada coisa. Aliás, se for preciso tomar alguma medicação, não esqueça de programar o despertador. É comum se distrair durante uma viagem e esquecer das responsabilidades cotidianas.