Nos meses de janeiro e fevereiro, mais de 3 milhões de famílias foram incluídas na folha de pagamento do Auxílio Brasil. O grupo se juntou a muitos outros beneficiários que já estavam à espera do cartão do programa para sacar o benefício.
Leia mais: Recebeu auxílio emergencial em 2021? Veja se terá de devolver dinheiro no IR
No segundo semestre de 2022, o governo prometeu que entregaria os cartões para todos os participantes entre os meses de novembro e dezembro. Contudo, como o foco do Planalto se voltou para ampliação da iniciativa, a promessa foi esquecida.
Recentemente, o Ministério da Cidadania voltou a tocar no assunto e anunciou que os objetos estão em fase de confecção. Segundo a pasta, o processo é um pouco demorado porque demanda cooperação entre o governo, a Caixa Econômica Federal e os Correios.
Até o momento, os novos participantes do Auxílio Brasil receberam duas cartas: a primeira falava sobre o programa em si, enquanto a outra explicava sobre a entrega do cartão. No entanto, ainda não foi definida nenhuma data para que isso ocorra.
Caixa Tem
Os beneficiários que possuem o cartão do antigo Bolsa Família podem continuar usando o item normalmente para sacar o dinheiro. No caso dos demais cidadãos, o benefício deve ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem.
Além de transferências, pagamentos e compras com o cartão virtual, a ferramenta também tem a opção de saque. É gerar um código no app, se dirigir a um caixa eletrônico e informar os números para retirar o dinheiro em espécie. O código tem validade de uma hora.