Os pagamentos do Auxílio Emergencial chegaram ao fim no ano passado, mas muita gente ainda pode ter valores a resgatar. Além dos cidadãos que esqueceram de tirar todo o valor do benefício, milhares de pais chefes de famílias monoparentais estão com dinheiro na conta e nem sabem.
Leia mais: Novos cartões do Auxílio Brasil começam a ser entregues aos beneficiários do programa
Para descobrir se esse é seu caso, basta acessar o site da Dataprev e seguir as instruções na tela para e fazer a consulta. O titular do benefício precisa informar CPF, nome completo, data de nascimento e nome da mãe ao entrar no sistema.
O órgão desenvolveu a plataforma para que seja usada tanto no computador, quando em celulares ou tablets. É só acessar o portal e verificar eventuais valores disponíveis.
Retroativo
Em janeiro, a Caixa Econômica Federal repassou uma nova parcela do auxílio emergencial para cerca de 800 mil homens solteiros. Esse grupo é formado por pais que criam um ou mais filhos menores de idade sem a ajuda de cônjuge ou companheira.
Muitos desses beneficiários nem mesmo sabem que foram contemplados com os valores retroativos. Por isso, é importante fazer a consulta e não correr o risco de ter o dinheiro devolvido à União. Para movimentar o dinheiro, basta acessar a poupança digital social no aplicativo Caixa Tem.
Embora o retroativo tenha sinalizado a possibilidade de retorno do programa, o governo já anunciou que não tem pretenção de pagar novas parcelas do auxílio em 2022.