scorecardresearch ghost pixel



Bolsonaro pode cancelar concessão da Globo? Entenda o que está em jogo

Durante entrevista a uma rádio, mandatário reclamou da emissora e disse que pode haver dificuldades na renovação da concessão.



Em uma conversa pública com o ex-governador do Rio Anthony Garotinho (PROS), o presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a reclamar da Rede Globo. Dessa vez, o assunto foi a concessão dada à emissora carioca.

Leia mais: Bolsonaro vence Lula em apenas uma região do Brasil, mostra pesquisa

“A renovação da concessão da Globo é logo após o primeiro turno das eleições deste ano. E, da minha parte, para todo mundo, você tem que estar em dia”, declarou o presidente no último sábado, 12, durante entrevista na Rádio Tupi do Rio de Janeiro.

O mandatário, por sua vez, falou que pode haver certa “dificuldade” em renovar à concessão com rede televisão. “Não vamos perseguir ninguém, nós apenas faremos cumprir a legislação para essas renovações de concessões. Temos informações de que eles vão ter dificuldades”, completou Bolsonaro.

Chefe do Executivo não pode cancelar concessão

Apesar das investidas do presidente, não cabe a Bolsonaro aprovar ou não a renovação de concessões públicas de redes de rádios e televisão.

Em suma, o presidente tem apenas o poder de se posicionar contra ou a favor da renovação, no entanto, a decisão de concessão é exclusiva do Congresso Nacional. Segundo deputados, é praticamente impossível que o Legislativo decida comprar briga com a maior emissora de televisão do país.

Lembrando que as concessões para exploração dos canais abertos têm validade de 15 anos. Em 2022, além da Rede Globo, a RecordTV, a TV Cultura e a Bandeirantes também terão suas concessões expiradas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário