scorecardresearch ghost pixel



Borra de café para adubar suas plantas: saiba quais os cuidados necessários

Compostos naturais são excelentes para nutrir a terra com os nutrientes necessários, então confira quais os benefícios



O hábito de adubar as plantas, principalmente quando plantadas em vasos, ajuda a manter o seu equilíbrio, evitando o enfraquecimento dos caules e folhas.

Assim como na alimentação humana, usar fertilizantes naturais é muito melhor do que aplicar substâncias artificiais, além de ser mais econômico. E com isso, também pode ser considerada a maneira mais sustentável de manter jardins e hortas das mais variadas culturas.

Veja também: O que plantar em março para ter um jardim bonito e florido?

A matéria orgânica possui vitaminas e minerais e não é diferente com o café, a bebida que acompanha o brasileiro não apenas no café da manhã, mas durante o dia.

Após terminar de coar o cafezinho, a borra pode ser reservada e usada como adubo dentro de dois dias, para não deixar que o pó perca suas propriedades. Visto que muitos bebem uma quantidade grande da bebida, não vai faltar material.

Quais os benefícios da borra de café para as plantas?

Nas partículas de café encontram-se grande quantidade de nitrogênio, fósforo e potássio, demonstrando a sua capacidade de nutrir a maioria dos vegetais.

O seu cheiro e demais características afastam insetos e pragas que podem causar danos às plantas mais sensíveis, evitando assim, a proliferação de algumas doenças. Esse mecanismo acaba reduzindo odores desagradáveis.

Mas lembre-se: cuidado com o excesso! A borra de café pode não se adaptar a determinadas plantas, principalmente ervas, então observe caso ocorra alguma reação adversa para remover o seu conteúdo.

Outro detalhe, não acrescente uma quantidade grande de grânulos, para não assolar a terra e criar uma barreira que impeça a absorção de água e luz. Por fim, acrescente um punhado a cada 20 ou 30 dias, com cautela.

Agora confira como usar a borra de café nas plantas

Separe um pouco de pó de café orgânico em uma vasilha e recolha um pouco, colocando o resíduo apenas na parte superficial da terra, sem pressionar. Como mencionado, use uma vez a cada 15 dias e aproveite para usar cascas de frutas também. Quem tem composteira pode manter até 20% do conteúdo de borra de café.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário