Não é fácil identificar se um pet está passando por crises de dores estomacais, porém existem alguns sinais que podem ajudar nesse sentido. Assim como as pessoas, os cachorros também podem apresentar episódios de alterações gástricas sucedidas de dor estomacal.
Veja também: Aprenda a adestrar seu cachorro com dicas simples e práticas
Só que diferentemente de nós, que podemos acusar, mesmo que algumas vezes sem certeza, de que estamos com dor de estômago, os cães não conseguem.
Desta forma, precisamos estar atentos aos seus sinais de comportamento para então, saber se é estomacal mesmo. Mas é importante o tutor prestar atenção, caso ocorra episódios de vômito, diarreia, anorexia, entre outros.
Principais causadores de dores estomacais nos cachorros
Se houver a existência de quadros repentinos de vômito e de curta duração, pode indicar que o cão comeu algum alimento impróprio, como: comidas muito temperadas, alho, cebola, gordura, pizza, doces em geral, entre outros.
Outra suspeita a ser considerada, é que pode ter acontecido a ingestão acidental de algum produto de limpeza, vale mencionar, que é a causa mais comum de intoxicação em pets. Ou ainda, a ingestão acidental de certos medicamentos humanos não apropriados a cães, e até o uso de medicamentos anti-inflamatórios.
Doenças inflamatórias e doença renal crônica em cães
Se o cão apresentar dor de estômago prolongada, pode evidenciar a existência de algum problema mais grave. Ainda entre as causas estão: doença inflamatória intestinal (DII) que por sua vez, provoca dor de estômago crônica.
Doenças metabólicas, como: doença renal crônica e as hepatopatias também estão dentro das possíveis causas de dores estomacais caninas, com frequentes quadros de vômitos e anorexia. Além disso, deve ser considerada a possibilidade da existência de neoplasias.
Como ter certeza de que o cachorro está com dor de estômago?
Se o tutor observar que o cão, apresenta:
- Náusea
- Salivação excessiva
- Apatia
- Moleza
- Falta de apetite
As situações acima, podem ser indícios de que está sofrendo de dor estomacal.
Outra situação comum está relacionada ao hábito de comer grama que também pode ser um forte indício de dor de estômago. A ingestão de grama ajuda a induzir o vômito e aliviar os desconfortos.
Na menor suspeita de que o cão está com dores de estômago, leve-o imediatamente ao veterinário, para descobrir a causa e providenciar o melhor tratamento. E jamais dê medicamentos humanos ou não prescritos ao cão.
E por fim, para evitar intoxicações, manter distantes produtos de limpeza e remédios, e fornecer ração de boa qualidade. Isso ajuda a evitar doenças, além das visitas periódicas ao veterinário.