Chá verde emagrece? Descubra tudo sobre ele e como preparar

Desvende os mistérios por trás do chá feito com Camellia sinensis e aprenda o detalhe que faz toda a diferença no preparo do popular chá verde.



O chá verde se popularizou no Brasil há alguns anos, surgindo como um poderoso aliado em dietas para emagrecimento. Seu poder de acelerar o metabolismo começou a ser difundido e o produto passou a ser vendido, inclusive em cápsulas, como um item termogênico.

Contudo, pouca gente sabe de fato o que é e como utilizar o chá verde. Neste sentido, garimpamos as melhores informações para você ficar por dentro de cada detalhe.

Leia ainda: Aprenda a fazer o chá milagroso que reduz a glicose em poucos minutos

Primeiramente, saiba que o tal chá verde não é exatamente verde. Sua coloração está entre a palha e o dourado, típica de um chá comum.

Embora existam diversas variações, o chá verde original é feito a partir de uma planta chamada Camellia sinensis. Aliás, esse vegetal é o mesmo que origina os chás vermelho, amarelo, branco e preto.

Chá verde: descubra qual é a sua real utilidade

Se você tomou algum chá verde docinho ou até meio azedo, saiba que alguém te enganou. O chá verde tradicional é amargo e deve ser assim. Se você está em busca do emagrecimento, colocar açúcar no chá é uma atitude que vai no sentido oposto do seu objetivo. Aliás, sim, o chá verde de fato ajuda a emagrecer.

Não se trata de propaganda enganosa, quando o chá verde é vendido como emagrecedor. Entretanto, como sempre, não adianta tomar um litro de chá verde por dia e comer doces, massas e todo tipo de alimento hipercalórico. A bebida não é capaz de fazer milagres, ela apenas potencializa os resultados de uma dieta bem construída.

Benefícios do chá verde para o organismo

Por outro lado, os benefícios não se limitam à perda de peso. O chá verde possui uma excelente ação antioxidante e é rico em polifenóis, que previnem alguns tipos de tumores. Assim, ele também evita o envelhecimento precoce.

Além de tudo isso, o chá é um excelente diurético e ajuda a eliminar líquidos indesejados e a desinchar o corpo. Essa ação faz com que a pressão sanguínea seja controlada e diversas doenças cardiovasculares sejam evitadas. Inclusive, o chá verde reduz o nível de colesterol LDL (prejudicial) e acaba melhorando o fluxo sanguíneo.

Preparo correto do chá verde exige um cuidado especial

Para preparar corretamente o chá verde é preciso ter conhecimento de um detalhe importante. A água não deve ser fervida.

Pois é, a dica aqui é utilizar água filtrada e aquecê-la até que as bolinhas de ar comecem a se formar no fundo da panela. Desligue o fogo e acrescente uma colher de sopa com chá verde desidratado (ou fresco) a 250 ml de água quente. Deixe em infusão por 10 minutos. Não se esqueça de abafar a panela com uma tampa ou um prato.

Pessoas que sofrem com insônia devem evitar o consumo da bebida, já que ela é estimulante. Além disso, não é indicado consumir chá verde para pacientes que tratam da tireoide e de problemas renais e gastrointestinais. Se você faz uso de anticoagulante também não deve tomar o chá.




Voltar ao topo

Deixe um comentário