Os sites dos e-commerces Americanas, Submarino e Shoptime estão fora do ar desde a madrugada de ontem, 20. A decisão de suspender parte dos servidores foi da controladora das marcas, a Americanas S.A., que afirmou ter identificado um “acesso não autorizado”.
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A empresa ainda não confirmou a suspeita de ataque hacker, mas garantiu em comunicado que “atua com recursos técnicos e especialistas para avaliar a extensão do evento e normalizar com segurança o ambiente de e-commerce o mais rápido possível”.
Como o cliente deve agir?
Considerando que não é possível saber se houve vazamento de dados dos clientes, o especialista em cibersegurança e chefe de arquitetura de software na CTC, Fabio Covolo, deu duas dicas para os consumidores que têm contas nas plataformas. Confira:
Bloquear meios de pagamentos salvos: entre em contato com a instituição financeira para bloquear temporariamente cartões de crédito cadastrados nesses sites. Em muitos bancos, o processo pode ser feito direto pelo aplicativo.
Trocar senhas em outros sites: acesse outras plataformas em que você utiliza as mesmas senhas da Americanas, Submarino ou Shoptime e troque sua senha.
Essas duas atitudes deixam o cliente mais protegido caso seus dados tenham sido vazados durante a invasão. Mesmo que as credenciais tenham sido expostas, os cibercriminosos não conseguirão usar o cartão ou acessar outras contas do usuário.