Habilitação de graça. Essa é a proposta do programa CNH Social. É só assim que muitos brasileiros conseguem tirar a Carteira Nacional de Habilitação, que tem um alto custo em todo o país. Se você quer se inscrever no programa, confira a lista de estados que estão com inscrições abertas.
Leia mais: Conheça o app Me Busca, concorrente do Uber e 99 que promete ganhos maiores aos motoristas
Antes de tudo é importante conferir todas as regras do programa antes de se inscrever. O CNH Social é para a população de baixa renda que quer tirar a primeira CNH, adicionar ou mudar a categoria da habilitação.
CNH Social
Para se inscrever, os interessados precisam cumprir todos os critérios do programa. O primeiro ponto é ter o Cadastro Único (CadÚnico) há pelo menos seis meses. Outra exigência, claro, é ter idade acima de 18 anos para poder tirar a CNH.
Outra exigência é ter renda de no máximo dois salários mínimos.
Cada estado tem um limite de vagas do programa e um período de inscrições. É só acessar o site do Detran do seu estado para conseguir todas as informações locais sobre o CNH Social.
Quem é aprovado pelo programa pode contar com o registro nacional da CNH (Renach), assim como a Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV), além da prova teórica e prática. Tudo isso sem qualquer custo. Além também dos exames médico e psicológico.
Os selecionados podem fazer até três retestes gratuitos nos Centros de Formação de Condutores. Veja então como ficam as inscrições em alguns estados.
Acre: as inscrições vão até o dia 6 de março. O formulário está disponível no site do Detran.
Goiás: as inscrições seguem até o dia 14 de março, com 11.010 vagas.
Mato Grosso do Sul: o Detran disse que vai liberar as inscrições na primeira quinzena de março.