scorecardresearch ghost pixel



Como brasileiros que moram no exterior podem fazer o saque de valores esquecidos?

Para saber se eles tem ou não direito à algum valor, devem consultar o site Valores a Receber, do BC. Veja como fazer isso.



Como foi anunciado pelo Banco Central, todos os brasileiros que têm dinheiro esquecido em bancos podem solicitar o resgate desses valores, até mesmo aqueles que moram no exterior. Para saber se eles tem ou não direito à algum valor, devem fazer como os brasileiros que vivem no país: acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br.

Saiba mais: Banco Central: Cronograma oficial para você receber seu dinheiro perdido

Ao acessar o site, a pessoa que vai consultar se tem ou não valores a receber deve ter em mãos o seu CPF e a data de nascimento. Caso a consulta seja de uma empresa, é preciso informar o CNPJ e a data da fundação da mesma.

De acordo com o Banco Central, os brasileiros que moram no exterior poderão receber o dinheiro esquecido, caso o possuam. O valor será depositado em qualquer conta no Brasil com a chave Pix cadastrada. Caso ocorra de a pessoa não ter Pix cadastrado, a instituição decidirá a forma de pagamento, lembrando sempre que a solicitação do dinheiro é feita através do site.

Para consultar se você tem ou não dinheiro esquecido é simples. Siga o passo a passo:

  • Acesse o site do Banco Central;
  • No caso de pessoa física, informe CPF e data de nascimento;
  • No caso de empresas, informe CNPJ e data de abertura;
  • Se houver valores a receber, o sistema informará uma data de retorno ao site para que seja solicitado o resgate do saldo existente;
  • Anote a data e o horário agendados;
  • No dia marcado, acesse o site do BC e use seu login do portal Gov.br para solicitar o resgate.

O BC já divulgou o calendário para consulta e solicitação dos valores a receber. Confira:

  • Quem nasceu antes de 1968 ou abriu a empresa antes desse ano terá uma janela de 7/3 a 11/3 para consultar e solicitar o resgate dos recursos. A data de repescagem é 12/3;
  • Quem nasceu entre 1968 e 1983 ou abriu empresa neste período terá uma janela de 14/3 a 18/3. A data de repescagem é 19/3;
  • Quem nasceu após 1983 ou abriu empresa após esse ano, terá uma janela de 21/3 a 25/3. A data de repescagem é 26/3.

Caso você perca a data de seu agendamento, você terá que entrar novamente e o próprio sistema te dará uma outra data de retorno. Haverá ainda uma data para repescagem de acordo com a data do nascimento, como acontece com a vacinação contra a Covid.

Se você também perder o prazo da repescagem, poderá consultar ou solicitar o resgate do saldo existente a partir de 28 de março.

Quem não consultar ou solicitar o resgate do saldo existente nessas datas não precisa se preocupar, pois isso não afeta o direito sobre os recursos a devolver. Os valores continuarão guardados pelas instituições financeiras pelo tempo que for necessário, esperando até que o dono solicite o resgate.




Voltar ao topo

Deixe um comentário