A Caixa Econômica Federal adotou novas regras para oferecer empréstimos consignados a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Essa modalidade de crédito tem taxas de juros reduzidas e pode ser solicitada pela internet ou nas agências do banco.
Leia mais: Nova linha de crédito para caminhoneiros já está disponível na Caixa
Atualmente, o segurado do INSS interessado em contratar esse tipo de empréstimo precisa cumprir os seguintes requisitos:
- Receber benefício do INSS;
- Ter direito a pagamentos permanentes (se pensionista);
- Comprometer até 35% do salário ou benefício mensal.
As parcelas são fixas e o desconto da dívida ocorre todo o mês, diretamente no salário ou benefício do contratante. Os riscos de inadimplência são praticamente inexistentes, por isso o banco cobra taxas de juras reduzidas.
Sobre a margem consignável, é possível comprometer até 30% com empréstimos e até 5% com cartão de crédito. Vale destacar que a contratação está sujeita a aprovação, confirmação da averbação pelo órgão ou empregador e demais cláusulas contratuais.
Como contratar?
O empréstimo consignado na Caixa está disponível em qualquer terminal de autoatendimento do banco, no Internet Banking, nos correspondentes Caixa Aqui e nas agências bancárias. Para contratar, basta preencher os formulários de contratação e, se necessário, apresentar a documentação solicitada.
O dinheiro cai na conta do segurado do INSS pouco tempo após a aprovação, sem necessidade de justificar o uso dos valores. Caso necessite de mais dinheiro extra, é possível solicitar a renovação do contrato.