Quando se pensa em aumento de peso, a primeira coisa que vem à mente é a quantidade de comida ingerida. No entanto, existem outros que passam despercebidos e que praticamos todos os dias. Quer ver?
Veja também: 9 alimentos que são ótimos para dar energia e disposição ao corpo
Mas antes vamos esclarecer uma coisa: dieta para emagrecimento ou criação de treino precisa ser feita com o profissional habilitado. É somente ele que pode prescrever a dieta ou treino certo, de acordo com sua idade e condições físicas.
O aumento de peso acontece quando queimamos menos energia do que a quantidade de comida ingerida. Para modificar esse quadro é preciso diminuir a ingestão de alimentos consumidos no dia a dia, dando preferência a alimentos orgânicos e naturais. E deixando de lado os industrializados, embutidos, as frituras e os alcoólicos.
Além disso, você tem que fazer exercícios físicos de acordo com sua idade e mobilidade, fatores que somente um preparador físico ou seu médico pode te esclarecer.
Contudo, existem ainda certos hábitos, situações que fazemos e (que poderíamos deixar de fazer), que elevam o acúmulo de gordura e nos fazem aumentar de peso.
Os 2 hábitos cotidianos que contribuem para o ganho de peso
Ser uma pessoa pouco ativa no cotidiano
Pode ser por falta de condicionamento físico, ou por estar mais acostumado com as facilidades, deliveries, home office entre outros. Tudo isso, faz com que a pessoa vá aos poucos deixando de se exercitar, passando a aderir a uma vida sedentária.
Para solucionar isso, os especialistas orientam, fazer caminhadas, tentar ir a pé nos lugares que exigem pouco percurso, ou deixar o carro estacionado mais longe.
Comer enquanto está no computador ou na televisão
Muitas pessoas nem percebem, mas acabam lanchando ou fazendo a refeição na frente do computador ou na frente da televisão. Parece que dá uma sensação tão positiva, não é mesmo?
Só que enquanto você está trabalhando ou está se distraindo na televisão, não percebe o quanto está ingerindo e, aqui, está a raiz do problema.
E para solucionar, basta criar regras, como comer somente à mesa e se desconectar dos dispositivos enquanto se alimenta.
E ainda, existem alternativas como mindfuleating, que é o processo de comer mais lentamente e dar atenção a cada fase da alimentação, apreciando mais o sabor e mastigando mais a comida.