O cálcio é um mineral essencial para a saúde dos dentes e ossos. É facilmente encontrado em alimentos como brócolis, couve, leite e derivados do leite entre outros. Mas acontece que existem alimentos que afetam a absorção desse nutriente. Vamos entender a razão disso.
Veja também: Quais os benefícios da castanha de caju? Será que engorda ou emagrece?
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a dose diária de consumo do cálcio, para um adulto, seja de aproximadamente 1000 miligramas por dia, podendo ser diferente dependendo das condições e necessidades de cada indivíduo.
A influência dos hábitos alimentares na absorção de cálcio
Para garantir a preservação da saúde é necessário dar atenção à alimentação escolhida diariamente. Isso significa que os hábitos alimentares influenciam na absorção do cálcio e dos demais nutrientes.
O mineral atua fortalecendo os ossos, dentes, músculos, coagulação e níveis de ph sanguíneo. Desta forma, precisa fazer parte da alimentação.
Alimentos que impedem a absorção de cálcio
Na lista de alimentos que dificultam a absorção de cálcio, estão:
- Café;
- Refrigerante;
- Sal.
O café é uma bebida que cai muito bem após as refeições, para dar ânimo e tirar aquela soneira comum durante o processo digestivo. Porém, o excesso de cafeína causa a liberação de cálcio na urina, isto é, boa parte do cálcio consumido não é ingerido pelo metabolismo, sendo eliminado.
Outro alimento inibidor do cálcio é o refrigerante. Isso porque é composto de substâncias que atuam negativamente no nosso corpo. Contém corantes e compostos artificiais, além de alto teor de fósforo, que dificulta a absorção de cálcio.
Por fim, o alimento que também impede a absorção do mineral é o sal. Ele também aumenta a eliminação de cálcio na urina.
Todos esses alimentos atrapalham a saúde e são prejudiciais quando consumido em excesso, causam sérios problemas e aumentam os riscos de doenças. Para mais informações e esclarecimentos de dúvidas, procurar ajuda profissional é o mais indicado.