scorecardresearch ghost pixel



Descubra quanto vai custar o plano 5G mais barato do Brasil

Ao todo, 12 capitais já atualizaram suas legislações locais para a receber a quinta geração de internet. As demais ainda estão em processo de adaptação.



A tecnologia 5G está cada vez mais perto de se tornar realidade no Brasil. Para se ter uma ideia, 12 capitais brasileiras estão totalmente aptas a receber a quinta geração de internet móvel. Apesar da novidade promissora, o preço do serviço pode não ser tão positivo assim para o bolso.

Leia mais: Saiu a lista de celulares compatíveis com a internet 5G no Brasil

Isso porque estima-se que o preço mais em conta da tecnologia 5G deva chegar ao custo de R$ 250 por mês, em se tratando de faturas pós-pagas. O serviço também contará com restrição de dados.

Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória, Aracaju, Boa Vista, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Natal e Palmas são as capitais que já atualizaram suas legislações locais para a oferta da nova internet.

No caso das demais, o processo de adaptação ainda está em andamento, bem como a preparação para a atualização da legislação municipal.

Política de preços do 5G no Brasil

Mesmo com o progresso em relação à legislação e a infraestrutura necessária para operar o 5G no Brasil, a estimativa é de que as operadoras, a princípio, utilizem como referência os valores aplicados internacionalmente.

Ou seja, a política de preços da quinta geração de internet móvel deve permanecer até que os chips e aparelhos compatíveis com a tecnologia estejam acessíveis para boa parte da população. Segundo a as operadoras de telefonia, a expectativa é atingir 500 milhões de acessos no prazo de três anos.

Com a implementação se aproximando, a previsão é de que o padrão 5G de alta velocidade de internet esteja operando em todas as capitais brasileiras até o dia 31 de julho.

Além da nova tecnologia, as empresas que arremataram as concessões (Claro e a Winty Winity II Telecom Ltda) também se comprometeram a ampliar a a cobertura padrão do atual 4G para 100% do território brasileiro.




Voltar ao topo

Deixe um comentário